Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
04 de janeiro de 2023

Ocorre nos dias 9 e 10 de fevereiro o II Seminário de Conclusão dos Programas de Residência do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento será transmitido ao vivo no canal da FCM no YouTube. A professora Marcia Bandini, do DSC, que está na equipe de apoio do evento, falou sobre os destaques da programação.

“Estamos recebendo debatedores de outras universidades e serviços de saúde para compartilhar a produção do DSC e, ao mesmo tempo, abrir para contribuições externas. Isso fortalece nosso diálogo acadêmico e com a sociedade em geral. Entre as mesas, destacaria a ‘Atenção básica com a mão na massa’ (dia 10, às 8h30), que reúne trabalhos muito qualificados e traz a experiência viva dos residentes”, disse Marcia.

A docente também coloca a importância desse evento na formação dos residentes. “Além de dar visibilidade e valorizar os trabalhos de conclusão da residência, o seminário integra as diferentes áreas do DSC nas mesas temáticas. É uma experiência pedagógica potente, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento do debate sobre as questões de saúde na perspectiva dos novos profissionais da área. Fica para sempre o aprendizado obtido na produção dos estudos, organização do seminário, produção dos vídeos e diálogo com a sociedade”.

O evento deste ano tem como novidade a programação cultural. “Nas aulas e dinâmicas de grupos incentivamos o uso da arte no aprendizado dos residentes para comunicar, traduzir, ressignificar opiniões, mensagens e afetos. Mas ainda não tínhamos incorporado essa prática ao seminário. Esperamos manter isso daqui em diante”, finalizou Marcia. Durante a realização do seminário, também ficará exposta a I Mostra Fotográfica “É preciso transver o mundo: O olhar dos residentes de Saúde Coletiva”, no Auditório da Faculdade (FCM 05).

Baixe a programação completa do evento aqui

Confira os temas das principais mesas:

Notícias mais recentes

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM