Ileana Morales, do Ministério da Saúde de Cuba, participa de encontro com residentes de Saúde Coletiva da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
03 de maio de 2023

Na tarde do último dia 28, Ileana del Rosario Morales Suárez, diretora de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde de Cuba, ministrou palestra no Salão Nobre para mais de 70 residentes do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O público também reuniu dezenas de participantes do Programa Mais Médicos de Campinas, além de professores, dirigentes e pesquisadores de outras instituições de ensino.

Na ocasião, ela falou sobre o sistema de saúde cubano e a formação médica no país, tema que também foi objeto de exposição e debate no dia anterior, no qual a professora dialogou com mais de 150 graduandos dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia da FCM.

Os professores do DSC, Marcia Bandini e Gustavo Tenório Cunha, organizaram os eventos com Ileana Moralez na graduação e residência. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Ileana destaca que o Sistema Nacional de Saúde compreende apenas a Medicina pública, e que o mesmo está centrado na atenção primária. Em comparação aos princípios do SUS, no Brasil, há aproximações com relação à universalização, equidade e integralidade.

Ela também apresentou um panorama histórico da saúde no país. Se na década de 1960, quando houve a criação do Sistema Nacional de Saúde, havia apenas 6 mil médicos, em 2023, são cerca de 100 mil profissionais (9,2 a cada mil habitantes).

Além disso, ao longo das últimas décadas, seguindo os princípios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Saúde cubano, a Medicina no país passou dos paradigmas individual para coletiva; curativa para preventiva; e centrada na enfermidade para centrada na saúde.

Com relação à formação médica, um dos pontos de destaque do sistema cubano é que os cursos pertencem ao Ministério da Saúde - e não à Educação, como ocorre no Brasil. “A educação médica cubana é a conjunção do modelo cubano de ensino superior com o de saúde pública”, disse Ileana.

Também é adotado, na graduação em Medicina, um modelo acadêmico-extensionista, em que as salas de aula são os próprios serviços de saúde, tendo como princípio norteador a educação no trabalho e vínculo precoce com a comunidade, família e paciente.

Ileana del Rosario Morales Suárez, diretora de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde de Cuba. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Outro paradigma da formação é o da integralidade. “A faculdade de Medicina não é um prédio, é uma concepção. A universidade médica é o próprio Sistema Nacional de Saúde. É uma universidade aberta e inclusiva”, declarou Ileana.

A diretora também apresentou gráfico que relaciona Índice de Desenvolvimento Humano e ecologia. Cuba aparece como um dos países mais bem colocados, o que mostra a relação intrínseca entre os dois fatores. Segundo Ileana, é preciso alcançar o desenvolvimento com a saúde inserida nesse contexto. “A saúde é um construto social. Ela se estabelece todos os dias e engloba elementos como meio ambiente, alimentação, saúde mental, entre outros”.

A esse respeito, Ileana destaca como perspectivas futuras o fortalecimento estratégico do Sistema Nacional de Saúde. “O mundo está demandando que se repense o sistema de saúde, com alimentação e desenvolvimento sustentáveis, formação de recursos humanos para necessidades existentes, preocupação com consumo e políticas públicas e sociais”.

Acordos com a Unicamp

O professor associado do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da FCM, Sérgio Resende Carvalho, é coordenador do convênio entre a Unicamp e a Universidade de Ciências Médicas de Havana (UCMH). Junto com o professor Gustavo Tenório Cunha, também do DSC, e a chefe de gabinete adjunta da reitoria, professora Adriana Nunes Ferreira, coordenou a visita da professora Ileana à universidade.

“As atividades realizadas pela visitante à FCM foram de grande proveito. Um desses importantes encontros ocorreu com o diretor-associado da FCM, professor Erich de Paula, onde se discutiu potenciais áreas de cooperação no que se refere a experiências de formação e de intercâmbio entre pós-graduandos e professores de UCMH e Unicamp”, declarou Sérgio.

Luis Alberto Cepeda Serrano, vice-cônsul de Cuba em São Paulo, Ileana Moralez, Erich de Paula e Sérgio Resende Carvalho. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Além disso, durante a última semana, Ileana participou de diversas reuniões em outras unidades da Unicamp, nas quais procurou aprofundar e desenvolver parceiras de pesquisa e intercâmbio de estudantes de ambas as instituições. Ela esteve acompanhada por Pedro Monzón Barata, Cônsul-geral de Cuba em São Paulo.

“Ao final de sua visita, foi pactuada com a delegação a continuação das parcerias acadêmicas iniciadas e, tão importante quanto, a constituição de uma sistemática ágil de comunicação entre as instituições envolvidas nas discussões, que busquem responder as demandas e ofertas que de pesquisadores interessados”, finalizou Sérgio.

Zeliete Zambon, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rosana Onocko Campos, chefe do DSC/FCM, Ileana Moralez e Rejane Maria Trautwein, coordenadora do Programa Mais Médicos Campineiro. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05