IV Simpósio dos Transtornos do Espectro do Autismo
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
12 de março de 2024

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Link para assistir on-line: http://www.bit.ly/fcmunicamp

8 de abril

8:30 – Abertura

9:00–9:45 – Terapia ABA e atendimento com compaixão
Psicóloga Dra. Glauce Carolina Vieira dos Santos – BCBA Doutora em Psicologia Experimental pela USP/SP. Supervisora PRATEA 

09:45–10:30 – A importância da intervenção psico-pedagógica no projeto terapêutico da criança com TEA
Pedagoga Daniela Laubenstein

10:30–11:00 – Intervalo

11:00–11:45 – Aprendizagem e autismo na Universidade: a experiência da UNICAMP
Dra. Tania Maron Vichi Freire Mello – Médica Psiquiatra e Coordenadora do SAPPE/Unicamp
Dra. Adriane Martins Soares Pelissoni Pelissoni – Doutora em Psicologia Educacional pela FE/UNICAMP. Coordenadora de carreiras, visa estudantil e permanência pedagógica  DEAPE/SAE/UNICAMP

11:45–14:00 – Almoço

14:00–14:45 – TEA além das terapias: como os pais e cuidadores podem ajudar
Dra. Camila Canguçu – Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Medaille College em Nova York

14:45–15:30 –  Neurodiversidade e alteridade: A questão do sujeito no autismo
Dr. Antônio Carvalho de Ávila Jacintho – Médico Psiquiatra e Psicanalista,  Professor da Residência em PIA do Departamento de Psiquiatria FCM-UNICAMP Membro da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP).

15:30–16:00 – Intervalo

16:00–16:45 – Risco e intervenções precoces
Dra. Cecília Harumi Tomizuka – Médica Pediatra pela USP/SP e especialização em Saúde Mental Parental-Infantil pela Universidade de Massachusetts – Boston.

16:45–17:15 – Espaço dos Coletivos

9 de abril 

9:00–9:45 – Avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com autismo: implicações e atualidades
Psicólogo – Dr. Luis Fernando L. Pegoraro – Doutorado em Saude Mental da Criança e do Adolescente FCM/UNICAMP e especialização em Neuropsicologia pela USP. Coordena, supervisiona e ministra aulas nos Treinamentos em Serviço do Departamento de Psiquiatria FCM/UNICAMP 

9:45–10:30 – Avaliação Genética e farmacogenética: quando e por que realizar
Dr. Osmar Henrique Della Torre – Médico Psiquiatra  e Psiquiatra da Infância e Adolescência, cursando doutorado em Saúde da Criança e Adolescente Da FCM/UNICAMP. Médico Assistente e preceptor em PIA na FCM/UNICAMP

10:30–11:00 – Intervalo

11:00–11:45 – TEA e irritabilidade
Dra. Eloisa Helena Rubello Valler Celeri – Professora associada, Livre –docente em PIA. Coordenadora do Setor de Psiquiatra da Infancia e Adolescencia do Departamento de Psiquiatria da FCM – UNICAMP e Coordenadora do PRATEA

11:45–14:00 – Almoço

14:00–14:45 – Problemas emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes com altas habilidades e a dupla excepcionalidade com TEA
Dra. Fabrícia Signorelli – Médica Psiquiatra, colaboradora nos Departamentos de Psiquiatria e Neurologia da UNIFESP,nas áreas de primeira infância e TDAH 

14:45–15:30 – O Papel da Enfermagem no cuidado do indivíduo com TEA 
Enfermeira Camila Sávio – Enfermeira do PRATEA, com especialização em Enfernagem no TEA pela DNA pós graduação

15:30–16:00 – Intervalo

16:00–17:30 – Espaço para apresentação de projetos de pesquisas e de intervenção que estão sendo desenvolvidos pelo PRATEA:

  1. Rafaela Carolina da Silva Meira: Treino parental: dados comparativos de desempenho e critérios de satisfação de cuidadores
  2. Bárbara Silva: Programa de psicoeducação para pais e cuidadores
  3. Gabriela Liberali: Impacto da Pandemia COVID-19 no atendimento 
  4. Fernanda Caldas Correis: (doutoranda FEEC/Unicamp): Avaliação de descritores acústicos de salas de aula, com foco na acessibilidade de estudantes portadores de TEA no contexto da universidade
  5. Kelly Ramires e Karina Zamboni: Atendimento parental de 8 semanas e o trabalho com queixas pontuais
  6. Silvia Cristina Pinto Lopes (Psicóloga, Pós-graduada em Psicopedagogia e em Neuropsicologia e finalizando em Análise do Comportamento Aplicada) e Grazieli Tozetti Pegoraro (Psicóloga, Pós-graduada Terapia Comportamental): Treinamento Parental 24 semanas - Um estudo de Caso

17:30 – Encerramento



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