João Pedro Guedes, da turma 59 de Medicina, se classifica em 4º lugar na Olimpíada Brasileira de Fisiologia
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
06 de setembro de 2023

João Pedro Guedes Xavier, aluno do 3º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi finalista da III Olimpíada Brasileira de Fisiologia (OBFis). Ele ficou em 4º lugar na classificação geral na competição, realizada de maneira virtual em agosto. Organizada em três fases (quiz, conhecimentos avançados e live questions), a olimpíada reuniu questões de múltipla escolha que abordam diversos aspectos da fisiologia humana.

João conta que decidiu participar da OBFis com a finalidade de recobrar conteúdos importantes aprendidos nos primeiros anos do curso, no chamado ciclo básico. “Tinha grande receio de me distanciar de uma disciplina tão essencial para a Medicina. A ideia de participar de uma olimpíada inteiramente virtual me aprouve bastante, já que serviria de motor para estimular esse reestudo”, disse o discente.

Ele também lembrou o apoio fundamental da professora Maria Andreia Delbin, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, que o assistiu durante os estudos. “Sou enormemente grato a ela pela boa performance na Olimpíada e principalmente pelos vastos conhecimentos que adquiri nesse percurso”, completou.

A docente ministrou ao aluno conteúdo de fisiologia muscular, cardiovascular e respiratória no âmbito das disciplinas Bases Funcionais do Corpo Humano I e II – nesta última, João Pedro atuou como monitor do Programa de Apoio Didático (PAD) no segundo semestre de 2022.

João Pedro em atividade de monitoria do Programa de Apoio Didático de Neuroimagem no Instituto de Biologia. Foto: divulgação/João Pedro Guedes

“Ser professora é fazer parte da história de aprendizado e da construção de sonhos de outra pessoa; é um gesto em direção ao futuro. João Pedro é um aluno muito interessado em fisiologia humana, e poder reconhecer, incentivar e encorajá-lo no desenvolvimento de suas potencialidades é muito gratificante”, afirmou Maria Andreia, que acompanhou pela primeira vez um aluno inscrito na OBFis.

Para João, seu bom desempenho demonstra o valor que a Medicina da FCM confere à Fisiologia, uma vez que os princípios e conceitos dessa área são base de várias disciplinas no decorrer do curso. “Espero, de coração, que estimule outros alunos a se aprofundar nos conhecimentos de fisiologia, no ciclo básico ou no clínico, pois certamente terão grande serventia no futuro”, disse o aluno, se declarando feliz e estimulado pela colocação na OBFis.

“Pelo meu conhecimento, é a primeira vez que um aluno de Medicina participa desta modalidade olímpica. Para nós, a classificação do João Pedro é um orgulho e uma demonstração do potencial dos nossos alunos”, declarou o professor Fábio Menezes, coordenador de graduação em Medicina da FCM. Pela Unicamp, o aluno foi o único finalista em 2023.

Sobre a OBFis

A Olimpíada Brasileira de Fisiologia é uma competição acadêmica de alto nível promovida pela Sociedade Brasileira de Fisiologia. Essa iniciativa tem como objetivo principal desafiar e motivar estudantes universitários de diversos cursos ligados às áreas de ciências da saúde e biológicas, fornecendo uma plataforma para que demonstrem e aprofundem seus conhecimentos em Fisiologia Humana. Além de estimular o estudo da fisiologia, a Olimpíada proporciona a oportunidade de interação e troca de experiências entre estudantes de todo o país, promovendo assim a disseminação do conhecimento e a integração entre futuros profissionais da área.

Notícias mais recentes

Reciclando Dermatologia - reunião de maio

Reunião DTG: Bom uso e abusos da cesárea

(Divulgação) Universidad Cayetano Heredia: Escola de Inverno - Extensão em Saúde Pública (inscrição até 26/06)

University of Barcelona's Institute of Biomedical Research hosted Raquel Leal, from SMS Unicamp, as a visiting professor

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM