Lançamento de livro traz novas perspectivas sobre história e prática do yoga
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
17 de novembro de 2022

Ocorreu na última sexta-feira (11), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o lançamento do livro “Yoga: Tradição e Prática Integrativa em Saúde”, dos autores Pamela Siegel e Nelson Filice de Barros, pela editora Pontes. Na ocasião, houve bate-papo com os autores.

Vídeo: Marcelo Oliveira/ARPI

Pamela explicou aproximações entre o yoga antigo e atual. “Na Antiguidade, o yoga não estava relacionado à saúde – essa é uma preocupação moderna. O objetivo era atingir poderes psíquicos e a iluminação; hoje, inclusive, existem escolas que não praticam as posturas (ásanas), mas somente atitudes e filosofias. No início, também prevaleciam corpos masculinos; hoje, as mulheres dominam o cenário, sendo a maioria dos instrutores, alunos e pesquisadores – cerca de 75% dissertações no banco de dados da Capes são de mulheres. Importante lembrar também a Teoria da invasão ariana, na qual historicamente povos estrangeiros entraram pelo norte da Índia e levaram sua cultura e valores. Para muitos nacionalistas indianos, a yoga é autóctone do país, sendo essa teoria uma heresia”, afirmou a pesquisadora, que integra o grupo de trabalho “Referências para treinamento em yoga”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Autores recebem público em mesa de autógrafos. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Nelson, que escreveu diversos trabalhos juntamente com Pamela, também falou sobre a obra. “A primeira versão desse livro é a tese de doutorado da Pamela, de 2010, uma das primeiras sobre o tema no Brasil, sobretudo pensando yoga no SUS. Esta segunda edição, totalmente revisada, atualizada e com temas que foram se tornando fundamentais nesse percurso, inclui capítulo sobre yoga e gênero. Importante observar também o amadurecimento do yoga pós-moderno. O fato de a Pamela estar nesse grupo na Organização Mundial da Saúde também deu uma visão geopolítica em torno do que se pretende com o conhecimento, os riscos e disputas que envolvem o yoga enquanto mercadoria”, disse Nelson. O professor lembrou que haverá curso de atualização na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) sobre história e práticas do Yoga, visando ampliar a visão de como a prática se encaixa na contemporaneidade.

Roda de conversa sobre a obra. Foto: Mercedes Santos/ARPI

Sobre os autores

Pamela Siegel é psicóloga junguiana. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. Membro do Grupo Gestor LAPACIS (Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde), da FCM. Membro do GT WHO Benchmarks for Training in Yoga e do Núcleo de Estudos de Novas Religiões e Novas Espiritualidades da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Nelson Filice de Barros é professor titular da area de Ciências Sociais em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da FCM. Fez graduação em Ciêncas Sociais, mestrado, doutorado e livre-docência em Saúde Coletiva, pela Unicamp, pós-doutorado na Universidade de Leeds e Universidade de Londres. É coordenador do LAPACIS.

Foto: Mercedes Santos/ARPI

Prefácio de Luis González-Reimann, professor em estudos do sul da Ásia pela Universidade da Califórnia, Berkeley:

“A obra aborda vários campos e disciplinas, desde aspectos sociais, biológicos, culturais e terapeuticos até contextos políticos. [...] Inclui, também, a área de yoga e arte, e, principalmente, yoga e estudos de gênero contemporâneos. Uma excelente apresentação sobre mulheres na Índia pré-moderna e mulheres em práticas de yoga é encontrada aqui. Junto a isso, encontramos, também, outro campo muito estudado hoje: o yoga e o corpo. Os autores não pouparam esforços e nos apresentam um excelente estudo que dá continuidade ao trabalho pioneiro da primeira edição. Merecem amplo reconhecimento”.

Pamela Siegel autografa livro. Foto: Mercedes Santos/ARPI

School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp