Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”
Publicado por: Camila Delmondes
12 de novembro de 2024

Compartilhar:

Com lançamento marcado para o dia 29 de novembro, às 11 horas, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o  livro Semiologia Cardiovascular de Heitor Moreno (UNICAMP) e Yugar-Toledo (FAMERP) contém os conhecimentos tradicionais dessa importante disciplina médica que estuda os sinais e sintomas em Cardiologia.

Com o exercício da profissão, os aturoes afirma que observação dos sinais e sintomas cardiovasculares torna-se automática, porém é ainda insuficiente para o diagnóstico clínico mais aguçado final. Para tal, conhecimentos de fisiopatologia (disfunção alterada do sistema cardiovascular) relacionados aos sinais e sintomas da doença são mandatórios.

"Essas bases fisiopatológicas da doença cardiovascular são a raiz para o entendimento da Semiologia, ou seja, dos sinais e sintomas manifestados pelo paciente (observação clínica) e diagnóstico diferencial. Para obter-se confirmação diagnóstica e maiores detalhes da doença, frequentemente fazemos uso de exames complementares tais como o eletrocardiograma, radiografias de Tórax, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, entre outros mais sofisticados", explicam.

No livro, Heitor Moreno e Yugar-Toledo apresentam a Semiologia Cardiovascular com suas bases fisiopatológica teóricas e os principais exames complementares de rotina em Clínica Médica, possibilitando a partir da relação Semiologia, Fisiopatologia e Exames Complementares, maior consistência ao conhecimento médico em Cardiologia a graduandos e residentes em relação à essa área da saúde.

O livro da Editora Communicare é composto por 318 páginas, várias figuras coloridas, radiografias e fotos permeando o texto, o que facilita a compreensão do mesmo. Os capítulos foram escritos por graduandos, médicos-residentes e professores de Semiologia e Cardiologia, com a intenção da abordagem necessária dos temas por principiantes nessas duas disciplinas médicas. Pela Unicamp participam da publicação como autores, os professores da FCM André Fattori, Jamiro Wanderlei, Wilson Nadruz, Rodrigo Bezerra e William Cirillo, e os alunos Louise Buonalumi, Tacito Yugar e Luis Gustavo Sedenho-Prado.


 



Notícias mais recentes



Jornal de Pediatria destaca trabalho de pesquisadores da FCM sobre a participação da genética no cuidado de crianças com fenda labiopalatal

(Divulgação) Campanha de prevenção e detecção precoce do câncer de pele será no sábado, 7 de dezembro

(Divulgação) Azul é a cor do HC no mês de novembro

OSU apresenta a Nona Sinfonia de Beethoven em dois concertos especiais


Formatura da 57ª Turma de Medicina da Unicamp celebra pioneirismo das cotas raciais

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM