Lançamento do livro: Menino ou menina? Distúrbios da Diferenciação do Sexo
Publicado por: Camila Delmondes
12 de março de 2019

Compartilhar:

No dia 13 de abril, sábado, durante o Curso Anual “Distúrbios da Diferenciação do Sexo” (Extecamp – FCM-0526) será lançada a 3ª edição revisada e ampliada do livro “Menino ou menina? Distúrbios da Diferenciação do Sexo” de autoria de Gil Guerra Júnior, professor titular do Departamento de Pediatria da FCM da Unicamp e Andréa Trevas Maciel Guerra, professora titular do Departamento de Genética Médica e Medicina Genômica da FCM da Unicamp, coordenadores e professores do curso. 

Segundo os organizados do livro, o sexo genético não é suficiente para dizer se é homem ou mulher. Existem pessoas de sexo genético masculino com uma aparência completamente feminina e vice-versa. A investigação começa pela análise cromossômica e depois passa por exaustivos e sofisticados exames laboratoriais, clínicos e cirúrgicos. Até o século XX, a decisão em dizer se era menino ou menina cabia ao médico. A postura adotada pelo Giedds desde a sua criação foi tornar essa decisão compartilhada com a família.

“Não adianta o médico dizer que é homem e a família não aceitar. Tudo o que você impõem, a chance de dar errado é muito grande. Tendo o diagnóstico, sabemos do prognóstico. Há casos que passam despercebidos por anos e vão se manifestar na adolescência. Na hora que você define o sexo não pode haver dúvida, nem da equipe médica e nem da família”, explica a geneticista Andrea Trevas Maciel-Guerra.

De acordo com os especialistas, até mais ou menos três anos, a criança não tem uma definição psicológica do sexo. Mas tem uma definição social. “Uma das coisas mais dolorosas para um pai ou uma mãe é não poder dizer se o filho é menino ou menina. Como uma criança sem o sexo definido pode levar uma vida normal? Seja por vergonha, desconhecimento ou falta de acesso a um sistema de saúde que ofereça um serviço de investigação, ninguém vive em nossa sociedade sem um registro. Quanto antes o diagnóstico, melhor”, afirma Gil Guerra-Júnior.

O curso e o lançamento acontecem no auditório da FCM. A venda do livro será realizada no local do evento apenas para os inscritos no evento e para aqueles que puderem retirar pessoalmente mediante reserva prévia pelo email gilguer@fcm.unicamp.br


 
Menino ou menina – Distúrbios da diferenciação do sexo
Organizadores: Andréa Trevas Maciel-Guerra e Gil Guerra Júnior
Editora Appris
Volumes 1 e 2

R$ 75,00 (cada volume)
(41) 3156-4731
 


Notícias mais recentes



Triagem Neonatal da FCM é premiada no IX Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística

Inova em Ação leva temas de inovação e empreendedorismo para a FCM da Unicamp

Jubileu de prata do Ambulatório de Substâncias Psicoativas da Unicamp é celebrado na FCM

Conferência do LaPSuS: Outros modos de sonhos - Desejo e sonho entre os Yanomami

Boletim da FCM retoma publicações em 2025 com novo fôlego digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM