Lançamento do livro: Morte Matada
Publicado por: Camila Delmondes
22 de novembro de 2022

Compartilhar:

Acontece no dia 30 de novembro, em Campinas, em dois horários, o lançamento do livro Morte Matada, pela Editora Appris. Às 12 horas, no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e, às 18h30, no Stout Café, Cultura e Bar.

Organizada pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Ricardo Cordeiro, o livro Morte Matada trata de pesquisa realizada em 2019, que buscou mapear as mortes violentas na cidade de Campinas utilizando o método epidemiológico de pesquisa Caso-Controle, avaliando e estimando, respectivamente, as causas e o risco espacial da ocorrência de mortes por causas extenas na cidade.

De forma sucinta e objetiva, o texto busca destacar quais são os principais fatores que explicam a dinâmica de cada uma das mortes violentas acontecidas em Campinas. Cada capítulo trata de um grupo de mortes - como homicídios, femicídios, suicídios, quedas, entre outros - discutindo o território de Campinas, o método da pesquisa e possíveis respostas da teoria social sobre o assunto.

Além dos dados da pesquisa, o livro conta com mapas detalhados do risco de ocorrência dos eventos violentos. Estes mapas, de fácil leitura e compreensão, são explicativos do fenômenos da violência e das dinâmicas da cidade. Com este recurso, as discussões presentes no livro se tornam mais ricas e completas. Portanto, permeia todos os capítulos, o debate sobre as causas, determinantes sociais e possíveis soluções para a questão da violência urbana, em todas suas facetas.

Para trazer ainda mais complexidade e riqueza à obra, o livro conta, ainda, com a ilustração de capa da prestigiada cartunista Laerte Coutinho, que emprestou seu talento único de forma a resumir todo o contexto do livro em um único desenho.

Por fim, o prefácio do etnógrafo urbano Gabriel Feltran, renomado especialista em temas da violência urbana, garante um contexto especial à obra, pois a insere em um campo de debates abrangente e relevante não somente para as ciências da saúde, mas para o conhecimento em geral sobre o assunto. 

 



Notícias mais recentes



School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp

Seminários em Hematologia e Hemoterapia: LMA Idoso


ProDDocS - Preceptores + Médicos PAEPE - 2ª edição


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM