Livro sobre terapia intensiva será lançado dia 26 na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Os médicos intensivistas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Desanka Dragosavac e Sebastião Araújo lançam o livro “Protocolos de Condutas em Terapia Intensiva” dia 26 de novembro, às 19h30, no anfiteatro 1 da FCM, localizado no complexo de salas de aula (Legolândia) da faculdade.

São 26 anos de experiência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade organizados em 173 capítulos divididos em 22 seções, escritos por 188 colaboradores num total de 1.450 páginas. O livro é dividido em dois volumes e destaca-se pelo seu cunho essencialmente prático, enfatizando a  importância da atuação multiprofissional em Terapia Intensiva.

“Quando surgiu a ideia de editarmos este livro, duas indagações vieram à mente: por que escrever um livro técnico se hoje a informação encontra-se tão universalmente disponível e atualizada na mídia eletrônica e por que não escrevê-lo permitindo que os autores e colaboradores contribuíssem com sua experiência, aliada às melhores evidências científicas disponíveis, atendendo a uma antiga e constante reivindicação de alunos, residentes, aprimorandos e colegas profissionais da área de saúde?”, escrevem os editores na apresentação do livro.

Mais que um lançamento, o evento na FCM será uma celebração e confraternização entre os profissionais que ajudaram a construir o livro. Segundo Desanka, foram meses de trabalho, entre noites e finais de semana. Após um ano, os textos já estavam compilados e o livro formatado.

“Esperamos que esta obra seja um recurso adicional para todos os profissionais da área de saúde, seja durante sua formação ou já em atividades na prática clínica diária, para que possam adquirir e aprimorar seus conhecimentos e revertê-los em benefício do paciente enfermo”, afirmam. 

“Protocolos de Condutas em Terapia Intensiva” destaca-se por sua abrangência multidisciplinar, revelada pela inserção nos protocolos das ações terapêuticas de Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Psicólogos e tantos profissionais envolvidos nas Unidades de Terapia Intensiva. O livro já foi lançado no início de novembro durante o Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva ocorrido no Rio de Janeiro.

O livro é uma publicação da editora Atheneu e custa R$ 660,00 os dois volumes.   



Notícias mais recentes



Puberdade precoce: uma nova epidemia do século 21?

“Sonhamos um dia com esse momento: de pajés, brancos e indígenas, conversarem”, celebrou João Paulo Tukano em evento realizado na FCM

Colaboração internacional entre pesquisadoras da FCM e Heinrich-Heine University Düsseldorf promove o I Workshop sobre o Programa “10,000 Steps”

Atlética de Medicina retoma atividades do Programa Arrebol com foco em esporte, saúde e cidadania para crianças e adolescentes

Departamento de Psiquiatria da FCM manifesta apoio ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM