Maria Francisca Colella-Santos toma posse como diretora-presidente da Academia Brasileira de Audiologia
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
23 de maio de 2023

Maria Francisca Colella-Santos, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, tomou posse em 16 de maio como diretora-presidente para o biênio 2023-2025 da Academia Brasileira de Audiologia (ABA). A posse ocorreu na sede da instituição, em São Paulo.

Maria Francisca já havia ocupado o cargo de diretora-tesoureira na entidade de 2011 a 2013 e 2015 a 2017. “Nestes períodos pudemos contribuir com importantes discussões relacionadas às políticas públicas relacionadas à detecção precoce da perda auditiva. Além disso, pudemos por meio do Encontro Internacional de Audiologia, o evento mais importante da Audiologia no Brasil, compartilhar conhecimentos e pesquisas nacionais e internacionais”, recorda a docente.

A diretora-presidente ressalta que “assumir a presidência da ABA é motivo de muita satisfação e alegria. Pretendo juntamente com as demais diretoras contribuir de forma significativa com a Audiologia no Brasil, promovendo a divulgação de novos conhecimentos, a formação técnica de qualidade dos profissionais que já atuam na área, bem como a dos alunos de Fonoaudiologia”.

Maria Francisca afirma ainda que a direção pretende integrar comissões e fóruns de discussão nacionais e internacionais, participando da elaboração de políticas públicas relacionadas à prevenção, triagem, diagnóstico e reabilitação das perdas auditivas periféricas e centrais, desde o bebê até o idoso.

A diretoria da ABA no biênio 2023-2025 será constituída por Maria Francisca e docentes de outras universidades: Carla Gentile Matas (USP), Fátima Cristina Alves Branco-Barreiro (Unifesp), Adriana Neves de Andrade (Unifesp), Maria Madalena Canina Pinheiro (UFSC) e Mônica Pires de Castro (Universidade de Franca).

Sobre a ABA

A Academia Brasileira de Audiologia é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que foi fundada em maio de 2001. Tem a cooperação e o apoio de instituições internacionais, promovendo um intercâmbio de conhecimentos. É uma associação formada por docentes e pesquisadores, com o objetivo de divulgar a Audiologia para toda a comunidade e permitir a troca de experiências e a integração entre os profissionais da área. Deve incentivar a prática da Audiologia por parte dos profissionais da área e pretende mostrar sua importância à comunidade. Sua missão é fortalecer a Audiologia nacional, promovendo a educação continuada, o avanço das políticas públicas, o suporte à pesquisa e à excelência nas atividades profissionais.

Mônica Pires de Castro, segunda-secretária; Fátima Cristina Alves Branco-Barreiro, primeira-secretária; Carla Gentile Matas, vice-presidente; Maria Francisca Colella-Santos, presidente; Adriana Neves de Andrade, primeira-tesoureira; e Maria Madalena Canina Pinheiro, segunda-tesoureira. Foto: Divulgação

Notícias mais recentes

School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp

Seminários em Hematologia e Hemoterapia: LMA Idoso

ProDDocS - Preceptores + Médicos PAEPE - 2ª edição

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM