Medicina e Fonoaudiologia estão entre as primeiras do pais, de acordo com avaliação do MEC
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

O Ministério da Educação (MEC) avaliou 154 cursos de graduação em Medicina no Brasil em 2013. O curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), ficando entre as melhores do país. Além de Medicina, outros cursos de graduação foram avaliados, dentre eles os de Fonoaudiologia. O curso de Fonoaudiologia da FCM recebeu nota 5 no conceito do Enade e também nota 5 no conceito CPC. Os dados foram publicados na quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.

O CPC considera a nota do curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e do corpo docente. Outros cursos de graduação avaliados foram: agronomia, biomedicina, educação física, fisioterapia, enfermagem, farmácia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, zootecnia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

Para o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro, os índices divulgados demonstram que a FCM está no caminho certo ao apostar na formação humanista dos alunos e na capacitação constante de seu corpo docente, além de melhorar o currículo e manter-se atualizado na parte técnica da medicina. Outro ponto ressaltado por Toro foi a percepção dos alunos ao entenderem a importância de participarem do Enade de maneira “caprichada” e consciente.

“É um grande mérito deles. Queremos que o aluno seja bem cuidado do ponto de vista psicológico, que tenha acesso tanto a área técnica da medicina quanto a humanística. Nossa intenção é continuar melhorando o curso e torná-lo prático; aumentar a integração com a Biologia e dar ao docente toda a condição para um bom ensino e aprendizagem. Queremos, ainda, que o curso fique mais perto da saúde pública”, revelou Toro.

Fonoaudiologia
O curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM recebeu nota 5 do Enade e 5 do CPC. Além do curso da Unicamp, somente o curso de Fonoaudiologia da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre conseguiu a mesma pontuação. De acordo com a coordenadora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCM Christiane Marques do Couto, o resultado coloca o curso no topo de elite do ensino de Fonoaudiologia do país.

Ainda segundo Christiane, o curso de fonoaudiologia da Unicamp contempla as questões específicas da fonoaudiologia sem perder a noção da importância da inserção numa equipe multidisciplinar. Além disso, reforça a coordenadora do curso de graduação, há uma forte interação com a linguística devido a parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e com os institutos de Física e Biologia da Universidade, que diferencia o curso.

“O empenho e participação dos alunos na prova do Enade, o corpo docente qualificado e a estrutura oferecida pela FCM também contaram nas avaliações. Nosso currículo procura contemplar os avanços da fonoaudiologia em constante renovação”, comentou Christiane.

As notas dos cursos avaliados compõem o Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia instituições de ensino públicas e privadas. Entre as instituições de ensino, a Unicamp recebeu nota 5, repetindo o índice alcançado em 2010 e divulgado em 2011.

Leia também:

Medicina tem aumento de 40,2% de inscritos e é o curso mais concorrido do vestibular da Unicamp

Notícias mais recentes

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM