Medicina personalizada e novo teste são perspectivas para pacientes com fibrose cística
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

“Cada pessoa com fibrose cística é um caso único e temos que fazer um tratamento personalizado para cada paciente.” Esse foi o alerta dado pela pesquisa portuguesa Margarida Amaral na semana passada aos alunos do programa de pós-graduação em Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Margarida está na Unicamp pelo Programa Pesquisador Visitante. Desde 2007, a pesquisadora da Universidade de Lisboa mantém estudos com o grupo de fibrose cística da FCM.

“O diferencial da Universidade é capacitar médicos que podem fazer a prática, a clínica e a ciência. Margarida é uma pesquisadora que está inserida no contexto internacional e tem um entendimento grande no aspecto crítico, científico e tecnológico da fibrose cística”, disse o médico e professor Dirceu Ribeiro, coordenador do Laboratório de Fisiologia Pulmonar da FCM da Unicamp.

Dentre as inovações apresentadas pela pesquisadora portuguesa para o diagnóstico da fibrose cística está a biópsia retal. Esse teste é usado para casos de difícil diagnóstico da doença que não são conclusivos com o teste do suor.

“É uma técnica bem sensível, rápida e pouco invasiva que pode ser feita em crianças, inclusive. Todos os pacientes da Unicamp que fizeram esse teste disserem que não se importariam em realizá-lo novamente. Inclusive, o estudo foi publicado recentemente num periódico internacional”, revelou Margarida.

Outras pesquisas em parceria entre as duas Universidades estão sendo firmados com o apoio de agências de fomento de ambos os países. Essas pesquisas focam no desdobramento de novas terapias para o tratamento dos pacientes com fibrose cística de acordo com cada mutação genética.

“São projetos promissores na área da medicina personalizada. O efeito aditivo de algumas substâncias tem se mostrado melhores em casos mais brandos da doença”, disse.

Para entender melhor a fibrose cística

Notícias mais recentes

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Deputado estadual Eduardo Suplicy visita CIATox, da FCM, para conhecer pesquisas sobre análise de cannabis medicinal

(Divulgação) XXIX Curso de Inverno em Farmacologia FMRP-USP - inscrições até 08/05

Edital Interno de Seleção para Banco de Médicos Tutores no Âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM