Médico Otávio Rizzi Coelho recebe título de cidadão emérito de Campinas
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

O cardiologista campineiro e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Otávio Rizzi Coelho recebeu na noite de quinta-feira (18) o título de cidadão emérito de Campinas. O título foi entregue em sessão solene na Câmara Municipal de Campinas. A iniciativa da homenagem é do vereador Luiz Carlos Rossini que resgatou a autoria da indicação feita pelo ex-vereador Biléo Soares, falecido em 2011.

Rossini leu palavras textuais deixadas por Biléo ao indicar Otávio Rizzi Coelho para receber o título: “nosso homenageado escolheu um dos campos mais brilhantes e desafiadores para sua atuação profisisonal – a medicina. Descobriu nas ciências médicas algo que poderia mudar a vida das pessoas. Homem de conduta ilibada, sensível e humano, sua principal arma é o diálogo sincero. Competente cardiologista, costuma se tornar amigo dos pacientes, lembrando aqueles médicos de antigamente, que ficam à beira da cabeceira dos pacientes”, revelou Rossini.

O prefeito de Campinas Jonas Donizette disse que, por mais que as pessoas ganhem o mundo, as raízes do município ficam dentro de cada um. O prefeito relatou um episódio em Brasília, no qual estava hospedado no mesmo hotel que Tavuca - como é carinhosamente conhecido Otávio -, e viu a manifestação de carinho de todos para com o médico formado pela FCM. “A figura de Tavuca vai além do profissional bem-sucedido. O povo de Campinas é grato por ter um cidadão como você”, disse Donizete.

Em seu discurso de agradecimento, Otávio disse que deve a homenagem a várias pessoas. Ele destacou a figura de seu pai, o médico João de Souza Coelho, que foi vereador de Campinas por duas vezes e vice-prefeito da cidade também, de quem adquiriu o gosto pelo diálogo. Sobre o título recebido, Tavuca disse que não pode haver honraria maior para uma pessoa do que receber essa homenagem.

“Minha responsabilidade e compromisso com o povo de Campinas agora aumenta. Vou continuar lutando pela melhoria da cidade de Campinas, mantendo minhas atividades profissionais, familiares e comunitárias. É muito bom ser cidadão emérito de Campinas”, disse Otávio, emocionado.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Campinas, Campos Filho, e contou com a participação também do vereador Luiz Henrique Cirillo, vice-presidente para o próximo biênio; Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM; João Batista de Miranda, superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp; Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, superintendente da fundação Zerbini e José Bonifácio Nogueira Filho, diretor da EPTV.

Otavio Rizzi Coelho é possui graduação em Medicina pela Unicamp e doutorado em Clínica Médica pela Unicamp. Atualmente é professor doutor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Possui 100 artigos publicados em revistas internacionais e nacionais. Orientou alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Atua principalmente nos seguintes temas: infarto, coronariopatia, hipertrofia, inflamação e prognóstico.

Veja na TV Câmara: Sessão solene – título de cidadão emérito 18/12/2014

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM