Médico representando Cirurgia da Unicamp vence prêmio em congresso nacional em Florianópolis
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
24 de agosto de 2023

Felipe Chaim, médico do grupo de preparo pré-operatório do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, venceu o prêmio de melhor e-pôster do 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia, ocorrido em julho em Florianópolis. O grupo reúne membros da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e PUC Campinas.

Felipe foi agraciado, representando o grupo, pela pesquisa desenvolvida no HC. O trabalho “Análise do refluxo biliar em pacientes operados pela técnica One Anastomosis Gastric Bypass” busca entender melhor as alterações que essa nova técnica cirúrgica induz no metabolismo dos pacientes.

Cirurgião recebeu certificado de melhor e-pôster: “Análise do refluxo biliar em pacientes operados pela técnica One Anastomosis Gastric Bypass”. Foto: divulgação/Felipe Chaim

Além de Felipe, o trabalho é assinado pelo médico do HC, Murillo Utrini, os professores do Departamento de Cirurgia da FCM, Elinton Chaim e Everton Cazzo, e as alunas de graduação em Medicina da PUC Campinas, Ana Paula Silva Ferreira, Alice Mory Rossato, Thaina Dammenhain Barutti e Daira de Araujo Teodoro.

Segundo Felipe, que apresentou a pesquisa, “É um reconhecimento do trabalho de toda equipe, que tem buscado a melhor opção para o tratamento da obesidade mórbida. Esperamos que em breve a técnica seja autorizada no Brasil, e mais pacientes possam usufruir de seus benefícios”.

Promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o Congresso Brasileiro de Cirurgia é considerado o maior evento da área. Em 2023, contou com a participação de 3.485 ouvintes e 2.677 trabalhos apresentados.

Felipe Chaim ao lado de um dos quatro trabalhos apresentados pelo grupo da Unicamp. Foto: divulgação/Felipe Chaim

Notícias mais recentes

2º Encontro Científico 2024 - SEH/HC/Unicamp/Infectologia

Aluna da FCM recebe o prêmio de melhor apresentação de pôster no 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica

Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

(Divulgação) Serviço de Cuidados Paliativos do HC participa de lançamento de e-book e leva pesquisa a congresso internacional

Laura Guzman, from Universidad de La Sabana, finishes internship at gynecology and obstetrics at Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM