Médicos residentes do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da FCM apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
04 de janeiro de 2023

Compartilhar:

No último dia 15 de dezembro, no Anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, foram apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso dos Programas de Residência Médica (PRM) em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Pela Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, a sessão contou com a apresentação dos TCCs de Cindy Schincariol, Emanuelly Guerra, Hugo Maia Rodrigues, Eduardo Martin Echauri, João Eduardo Reis e Bruno Suaed. Por sua vez, o Programa de Residência Médica em Cirurgia da Mão reuniu os trabalhos dos médicos Thiago Saldanha e Vitor Braga.

Médicos residentes João Eduardo Reis, Hugo Rodrigues, Cindy Schincariol, Emanuelly Guerra e Bruno Suaed. Foto: Péricles Lima/ARPI

Pelo DORT da FCM, assistiram as apresentações os docentes Maurício Etchebehere (então supervisor do PRM em Ortopedia e Traumatologia), Rodrigo Gonçalves Pagnano (então chefe do DORT); Alberto Cliquet Junior, João Batista de Miranda e Sérgio Rocha Piedade. Também esteve presente o professor Jean Marcos de Souza, do Departamento de Clínica Médica.

Além dos demais médicos residentes do DORT, em formação, também participaram do evento, os médicos assistentes do HC, Guilherme Grisi Mouraria, Marcos Marcatto, André Luis Lugnani de Andrade e Maurício Coelho Lima.

Professor Maurício Etchebehere fala aos residentes. Foto: Péricles Lima/ARPI

O médico Hugo Maia Rodrigues recebeu o Prêmio de Melhor TCC com o trabalho intitulado “Segurança e eficácia da sinovectomia radioisotópica do tornozelo na artropatia hemofílica”, orientado pelo professor Rodrigo Pagnano. Cindy Yukie Nakano Schincariol também recebeu o reconhecimento do Departamento enquanto residente com melhor desempenho geral, de acordo com as avaliações realizadas no decorrer do ano.

“Gostaria de agradecer aos docentes, médicos assistentes e colegas residentes por todo o aprendizado durante esses três anos. O Trabalho de Conclusão de Curso representa a finalização de um ciclo acadêmico, e é com grande felicidade que eu recebo esse prêmio”, afirmou Hugo Rodrigues.

Rodrigo Pagnano destaca importância dos TCCs para a Residência Médica. Foto: Péricles Lima/ARPI

“Agradeço pelo título. Foi um ano muito difícil e peculiar para todo mundo. Estou muito feliz de ter conseguido ganhar, mas sinto que represento todos meus pares. Acredito que nós trabalhamos fortemente esse ano”, disse Cindy Schincariol.

De acordo com Rodrigo Pagnano, “A apresentação dos TCCs é um dos eventos mais importantes da Residência Médica e já se tornou uma tradição no Departamento. Os trabalhos apresentados são de alta qualidade e, na maioria, já aceitos para publicação em periódicos indexados. Além disso, são importantes para inscrição no exame para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia de Mão. Também é uma ocasião de congraçamento e de reconhecimento aos residentes que mais se destacaram ao longo dos anos de sua formação”.

Médicos e docentes que estiveram presentes no evento. Foto: Péricles Lima/ARPI


Notícias mais recentes



TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp

Seminários em Hematologia e Hemoterapia: LMA Idoso


ProDDocS - Preceptores + Médicos PAEPE - 2ª edição


Processo Seletivo dos bolsistas do Programa de Incentivo em Toxicologia 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM