Mês da Visibilidade Surda é celebrado no auditório da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
03 de outubro de 2023

Foi celebrado na última quinta-feira (28) o Mês da Visibilidade Surda no auditório principal da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Marcando a data, o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (CEPRE) realizou solenidade com o objetivo de promover reflexões sobre os direitos dos surdos no Brasil e no mundo. Todo o evento contou com tradução e interpretação em Libras - Português.

O professor Claudio Coy, diretor da FCM, esteve na mesa de abertura do evento. Ele falou sobre a importância da formação de profissionais na assistência a pessoas com surdez. “A FCM tem orgulho do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, CEPRE e curso de Fonoaudiologia por ações como essa, celebrando o mês de setembro, marcado por várias atividades, celebrando as conquistas e o que pode ser melhorado para a comunidade surda”, disse.

Mesa de abertura: João Pedro Acciari, Priscila Amorim, Maria Fernanda Bagarollo, Cláudio Coy, Adriana Laplane, Rita de Cassia Montilha, Ana Carolina Constantini, Rosemeire Desidério e Luciana Rosa. Foto: Mário Moreira/CAAC

Maria Fernanda Bagarollo, coordenadora do CEPRE, lembra a temática da surdez presente no cotidiano do centro. Segundo a docente, ao longo dos 50 anos do CEPRE, profissionais vem atuando em programas voltados para a saúde e educação das pessoas surdas. “Para todos nós é um motivo orgulho. Gostaria de parabenizar também nossos alunos, pacientes e familiares por cada uma das conquistas, bem como toda equipe de funcionários do CEPRE e da FCM que trabalharam na organização do evento”, declarou.

João Pedro Acciari, presidente da Associação de Surdos de Campinas, agradeceu ao convite para estar na solenidade, lembrando a importância da visibilidade surda não só em setembro. “Todos os dias nós temos que lembrar, mas esse é um mês especial. É um marco para nossa história e por isso nós sempre comemoramos, lembrando as realizações de nós, surdos, de Campinas e do Brasil todo”.

Evento contou com tradução e interpretação simultânea em Libras. Foto: Mário Moreira/CAAC

Priscila Amorim, coordenadora do Mês da Visibilidade Surda e fonoaudióloga do CEPRE, desejou a todos um bom evento. “Que nosso encontro seja bacana, produtivo e divertido, e que, a cada ano, os motivos para essa comemoração sejam ampliados, com avanços da comunidade surda em relação a questões políticas, de saúde, educação, cultura e lazer. Isso é o que todo cidadão tem por direito”.

Integraram ainda a mesa solene: Adriana Laplane, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM, Rita de Cassia Montilha, representando a coordenação do curso de graduação em Fonoaudiologia, Ana Carolina Constantini, coordenadora do Programa de Pós-graduação “Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação” da FCM, e Rosemeire Desidério e Luciana Rosa, professoras de Língua de Sinais do CEPRE.

Priscila Amorim, do CEPRE: mês marca avanço dos direitos sociais da comunidade surda. Foto: Mário Moreira/CAAC

Também fizeram a tradução simultânea os intérpretes de Libras, Lilian Paiato e Juliana Moraes, da Central TILS/PGR Unicamp; além do apoio dos intérpretes-guia e de campo reduzido da BR Libras, para os surdocegos participantes.

Em seguida, foi ministrada a palestra “A consciência datilológica em Libras” – Palestra e Oficina pelo professor Nelson Pimenta, do Instituto Nacional de Educação de Surdos. No período da tarde, houve atividades culturais com os artistas Cléber Couto e Glória Ferreira, da Companhia de Teatro Mãos Livres: “Tirando onda” e “O mágico atrapalhado”.

Cléber Couto e Glória Ferreira, da Companhia de Teatro Mãos Livres, encenaram atividades culturais. Foto: Mário Moreira/CAAC

Mês da Visibilidade Surda

O Setembro Azul, ou Mês da Visibilidade Surda, é um período dedicado à conscientização sobre a surdez e a promoção da inclusão das pessoas surdas. Durante este período, várias campanhas e eventos são realizados para destacar a importância da linguagem de sinais, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para a comunidade surda.

Notícias mais recentes

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM