Microcirurgia em epilepsia reúne participantes de simpósio
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Uma das cirurgias usadas para o controle da epilepsia é a retirada do lobo temporal. Essa cirurgia demora, em média seis horas. Para se chegar ao lobo temporal, há várias maneiras. Uma delas foi demonstrada pelo professor Wen Hung Tzu, da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo, no sábado (25), durante o 22º Simpósio Internacional sobre Epilepsia.

A demonstração prática (hands on) aconteceu no Laboratório de Microcirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e foi executada por dez neurocirurgiões inscritos no curso prático. A microcirurgia foi feita em cérebros formalizados e transmitida por videoconferência para outros participantes do simpósio que acompanharam as explicações na Sala da Congregação da faculdade.

“O lobo temporal é de difícil acesso. Você vai ‘fatiando como sushi’ as camadas do cérebro até atingir o local”, disse Wen.

De acordo com o neurocirurgião Enrico Ghizoni do Departamento de Neurologia da FCM, o grupo que se inscreveu para o curso “se saiu muito bem na parte prática e aproveitaram para ter uma noção topográfica da anatomia do cérebro”.

O simpósio segue os mesmo moldes de como é realizado a cada dois anos em Cleveland, Estados Unidos. Durante quatro dias, especialistas brasileiros e de países como França, Alemanha, Itália, Chile e Estados Unidos se reúnem para discussão de casos clínicos, treinamento cirúrgico e manejo da epilepsia. O simpósio termina nesta terça (29) no Hotel Vitória em Campinas. Essa é a segunda vez que ocorre fora dos Estados Unidos e a primeira que acontece em Campinas.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes


(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM