Mônica Corso Pereira lança livro “Hipertensão pulmonar” na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
24 de setembro de 2024

Compartilhar:

Em 11 de setembro, foi realizado no saguão da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o lançamento do livro “Hipertensão pulmonar - caminhos da investigação científica”, da professora do Departamento de Clínica Médica da FCM, Mônica Corso Pereira. A publicação é da Editora da Unicamp. A comunidade acadêmica prestigiou o evento.

Edwiges Morato, diretora da Editora da Unicamp, lembrou que a publicação da professora, apresentada em um dos editais para autores da casa, se soma aos lançamentos recentes da instituição na área de Medicina – sobre SUS, ayahuasca, e extensão universitária.  “Isso assinala muito claramente que todo saber da universidade tem que estar nessa comunicação acadêmica por excelência, que é o livro. Mônica, agradecemos a confiança por ter enviado seus originais, fruto de uma pesquisa densa no campo. Estamos alegres e felizes pelo significado que a obra tem em nosso catálogo”, disse.

Mônica Corso, Maria Luiza Moretti e Edwiges Morato fizeram uso da palavra em lançamento. Foto: Karen Moraes/ARPI

Para a coordenadora-geral da Unicamp e colega de departamento de Mônica, Maria Luiza Moretti, a autora já demonstrava talento para a escrita. “Mônica teve um papel importante durante a pandemia, liderando grupo que escreveu um manual sobre tratamento e diagnóstico do paciente com Covid. O livro ‘Hipertensão pulmonar’ é uma consagração do trabalho dela, pneumologista que nos honra muito na universidade”. Maria Luiza também parabenizou a Editora da Unicamp por ter conquistado recentemente dois prêmios Jabuti Acadêmico, tendo sido fundamental na divulgação de todas as áreas do conhecimento.

“Este livro é fruto da minha livre-docência, realizada em maio de 2022. Ela abordou a parte histórica, revisão e até atualização sobre hipertensão pulmonar. Depois, discuto alguns aspectos dos mecanismos dos sintomas dessa doença. Agradeço novamente a Edwiges e a Ronaldo Simões Batata, pessoas que me incentivaram muito a produzir este livro. Espero que quem o leia faça comentários e aproveite bem. Dizem que os livros, depois que nascem, adquirem vida própria. É um prazer ver tantos amigos aqui. Agradeço a presença de todos que têm aqui um afeto. Obrigada pelo prestígio”, declarou, Mônica, no lançamento.

Docente do Departamento de Clínica Médica em sessão de autógrafos. Foto: Karen Moraes/ARPI

O livro

O livro propõe uma revisão histórica da caracterização de uma doença: o entendimento atual da hipertensão pulmonar e a acumulação de saberes correlatos que remontam ao início do século XX. Aborda desde os primeiros relatos sobre o tema, a epidemia de hipertensão arterial pulmonar associada a anorexígenos ocorrida na década de 1960, até chegar ao estado da arte para diagnóstico, avaliação e tratamento dos pacientes, passando pelos sucessivos protocolos elaborados pela comunidade científica internacional. O impacto da doença na limitação à atividade física e na vida das pessoas afetadas é revisado e abordado de forma ampla, para além dos componentes hemodinâmicos. Por fim, apresenta, também, o trato da prática clínica e terapêutica multidisciplinar, buscando a compreensão da heterogeneidade clínica e funcional dos pacientes.

A autora

Mônica Corso Pereira é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde se especializou em pneumologia e é professora no Departamento de Clínica Médica. Foi presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia entre 2011 e 2013. Coorganizou, entre outros, Práticas pneumológicas (2022). Hipertensão pulmonar é resultado do seu concurso de livre-docência.

Mônica Corso, ladeada por Erich de Paula, diretor-associado, e Cláudio Coy, diretor da faculdade. Foto: Karen Moraes/ARPI

 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM