NAPES lança versão digital do Programa de Desenvolvimento Docente na Saúde
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
02 de março de 2023

O NAPES - Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, está lançando a versão digital do Programa de Desenvolvimento Docente na Saúde, denominado e-ProDDocS, com apoio da Coordenadoria de Apoio Acadêmico (CAAC/FCM)

“O e-ProDDocS tem como objetivo oferecer alguns conteúdos essenciais para uma melhor compreensão e visão coletiva na formação de profissionais da saúde. Este material tem como público os docentes, os colaboradores PAEPE que auxiliam na formação de estudantes de graduação, residentes e pós-graduandos. O aprimoramento das competências docentes é uma necessidade para manter a FCM alinhada com as demandas atuais, o que foi claramente apontado por avaliação externa recente”, afirma Eliana Amaral, coordenadora do NAPES.

Os três vídeos que integram o módulo básico do e-ProDDocS dão suporte ao Programa de Desenvolvimento Docente, que teve já edições presenciais em 2022, os quais serão oferecidos e complementados com novos temas em 2023. “Os vídeos visam apoiar a reflexão, dentro dos departamentos, sobre: o médico que precisamos formar no novo currículo que será implementado; o sistema de avaliação nas atividades clínicas (tanto para internos quanto para residentes; e a valorização das atividades de ensino na carreira universitária e acadêmica”, diz Eliana.

“Incentivamos que os docentes assistam e utilizem esse material para as conversas dentro das instâncias departamentais. O aprimoramento contínuo do corpo docente é um critério relevante de qualidade em cursos da área da saúde e os modelos híbridos de formação permitem maior participação e contribuem para a criação de um ambiente estimulante de aprendizagem”, conclui a coordenadora.

Em breve, serão oferecidos novos temas e diferentes recursos digitais (debates, podcasts, vídeo-aulas), além de oficinas presenciais, que permitem maiores trocas de experiências entre os departamentos e disciplinas. A divulgação e o material estão disponíveis nas páginas de Desenvolvimento do NAPES. Para assistir os vídeos, basta se inscrever no evento, por meio do qual os participantes também poderão receber o certificado do e-ProDDocs - Módulo Básico.

Notícias mais recentes

HES: Capacitação em amamentação para profissionais de saúde

Reunião DTG: Impactos da Istmocele na saúde reprodutiva

2º Encontro Científico 2024 - SEH/HC/Unicamp/Infectologia

Aluna da FCM recebe o prêmio de melhor apresentação de pôster no 23º Congresso Europeu de Trauma e Emergência Cirúrgica

Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM