NAPES realiza 2ª edição do Programa de Desenvolvimento Docente na Saúde – ProDDoCS
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
05 de dezembro de 2022

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Nos dias 24, 25 e 29 de novembro, nas Arenas e no Anfiteatro 2 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o NAPES – Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde realizou a 2ª edição do Programa de Desenvolvimento Docente na Saúde – ProDDoCS, dando sequência à edição realizada em maio e junho deste ano.

Foto: Mercedes Santos/ARPI

Nesta edição o tema foi “Avaliação do estudante da e para a aprendizagem” e contou com as oficinas: “Estado da arte em avaliação do estudante para e da aprendizagem - pensando os sistemas de avaliação”, “Avaliação do conhecimento (saber e saber como)” e “Avaliação do desempenho (aptidões técnicas, clínicas e práticas: demonstrar e fazer)”. Com a facilitação das professoras Eliana Amaral, Angélica Bicudo, Andréa Fraga, Simone Appenzeller e dos doutores Dario Cecílio-Fernandes e Silvia Riceto, as oficinas se iniciaram com mini-conferências, seguidas por exercícios de simulação utilizando diferentes instrumentos de avaliação e feedback aos estudantes, refletindo sobre a pertinência e aplicabilidade de cada um.

“Com isso, puderam compreender a importância de um bom sistema de avaliação não só ‘da aprendizagem’, que proporciona a tomada de decisão quanto à progressão do estudante no curso (avaliação somativa), mas também ‘para a aprendizagem’ (avaliação formativa), que visa utilizar tais instrumentos para desenvolvimento efetivo das competências técnicas e clínicas dos futuros profissionais da Medicina, afirmou Eliana Amaral, coordenadora do NAPES.

Foto: Mercedes Santos/ARPI

Segundo Eliana, em 2023, ocorrerão novas edições do ProDDocS, em diferentes formatos, revisitando os temas já abordados, além de edições voltadas a estratégias educacionais e à gestão do ensino.

Foto: Péricles Lima/ARPI

Colaborou com o texto: Mônica Rovigati/NAPES.



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