Para onde vão nossos residentes? Pesquisa da FCM revela trajetórias profissionais dos egressos da residência médica em Hematologia e Hemoterapia
Publicado por: Camila Delmondes
16 de maio de 2022

Imagem meramente ilustrativa/Canva

Com o objetivo de melhor compreender caminhos e o impacto dos programas de residência médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a estudante de doutorado Ayla Cristina Nóbrega – egressa Residência em Hematologia e Hemoterapia – conduziu um estudo com mais de 100 egressos do programa, desde 1985. Com resultados publicados nas revistas The Lancet Haematology e Hematology, Transfusion and Cell Therapy, o estudo delineou o perfil profissional dos egressos, da admissão ao curso à trajetória profissional, a partir de informações de localização geográfica, área de interesse, setor de atuação e posição de liderança.

“Se por um lado as trajetórias corroboram o impacto social positivo da formação obtida na FCM, por outro, os dados mostram a forte concentração geográfica e a limitada diversidade social e étnica dentre os profissionais, inclusive, nos anos mais recentes”, afirmou Ayla Cristina, que também é docente curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande (PB).

Ainda de acordo com a pesquisadora, o estudo permitiu uma espécie de ranqueamento das competências consideradas mais importantes para os egressos em sua prática clínica. São elas: a ética e profissionalismo; a capacidade de encontrar informações científicas de qualidade; e as habilidades de comunicação.

“Estes dados estão em consonância com os modelos mais modernos de competências em educação médica, e o fato de terem sido apontados por uma população de profissionais que não havia sido exposta a estes conceitos torna o resultadomuito interessante”, disse.

Orientador da pesquisa, o docente do Departamento de Clínica Médica da FCM e coordenador do Hemocentro da Unicamp, Erich Vinicius de Paula, falou sobre a importância de pesquisas relacionadas ao ensino. “A FCM tem um histórico de liderança na produção de conhecimento em ensino. O interesse despertado por estes resultados pela comunidade científica ilustra o potencial de gerarmos dados de interesse universal a partir de questões formuladas do nosso dia a dia como, por exemplo, o impacto da formação que oferecemos”, comentou.

“A área de pesquisa em ensino traz muitas oportunidades para produção de dados relevantes para a sociedade, com implicações muitas vezes imediatas para a comunidade, e na FCM dispomos de muito material para explorá-la” diz o médico Erich de Paula, orientador do projeto.

Os dados do estudo estão disponíveis em acesso aberto ou para assinantes.

Notícias mais recentes

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM