Pesquisa da FCM recebe 2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos da Unicamp em conjunto com Instituto Vladimir Herzog
Publicado por: Camila Delmondes
28 de abril de 2022

Imagem meramente ilustrativa | Crédito: divulgação.

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH) da Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog divulgaram nesta quarta-feira (27) o resultado do 2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Instituto Vladimir Herzog. A pesquisa de doutorado, realizada pela cirurgiã-dentista Lívia Helena Terra e Souza, sob a orientação da epidemiologista Margareth Guimarães Lima, no âmbito do Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a partir de dados do Inquérito de Saúde do Município de Campinas (ISACamp), foi premiada na categoria Ciências Biológicas e da Saúde.

Intitulada “A boca travada no racismo: desigualdades raciais nas condições de saúde bucal”, a pesquisa da FCM trouxe à tona a necessidade de discutir o racismo nas questões de saúde bucal,  uma vez tendo demonstrado que as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, a insatisfação com o atendimento recebido, e a pior saúde bucal estão associadas à raça, cor da pele e gênero.

“O debate aberto e, sobretudo, as ações de combate às inequidades, são inevitáveis”, disse Lívia na ocasião da divulgação dos resultados do seu estudo no site da FCM, em janeiro deste ano. Veja a matéria completa, aqui.

Também foram premiadas nessa mesma categoria a pesquisa de graduação: “Prática de aleitamento exclusivo entre pessoas em situação de cárcere no Brasil: revisão de escopo da literatura”, da estudante Beatriz Oliveira Santos, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e a pesquisa de mestrado denominada “Violência policial letal no município de São Paulo (2014-2015): qualidade dos dados, estimativa do número de óbitos, perfil das vítimas e distribuição espacial”, do psicólogo Marcelo Ryngelblum, pela Faculdade de Medicina, também da USP.

Saiba mais

Criado em 2020 para reforçar o compromisso da universidade com a defesa dos Direitos Humanos no Brasil, o PRADH incentiva a criação e a difusão de conhecimentos que contribuam para a proteção e a promoção da dignidade da vida e de todas as formas de existência. A cerimônia online de premiação está prevista para o dia 26 de maio de 2022.

Em sua 2ª edição, o prêmio aceitou candidaturas de trabalhos encerrados e aprovados ao longo de 2021 em instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. Confira a lista completa dos vencedores.

Notícias mais recentes

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM