Pesquisa da Unicamp e Unifal-MG sobre incontinência urinária é destacada pela Wiley Online Library entre as mais citadas no período de 2020 a 2021
Publicado por: Camila Delmondes
05 de maio de 2022

Imagem meramente ilustrativa/Canva

Publicado em 2020 na Revista Neurourology and Urodynamics, um estudo sobre incontinência urinária, derivado de uma tese de doutorado defendida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi destacado pela Wiley Online Library (WOL) – plataforma on-line de conteúdos científicos e acadêmicos – no topo dos artigos mais citados, no período entre 2020 e 2021.

Denominado Use of mobile apps for controlling of the urinary incontinence: a systematic review, o estudo realizado pela fisioterapeuta Anita Belloto Leme Nagib, sob a orientação da professora Simone Botelho, pesquisadora colaboradora do Departamento de Cirurgia da FCM e  docente vinculada a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG),  e co-orientação do professor Cássio Riccetto também vinculado ao Departamento de Cirurgia da FCM – teve como objetivo principal, avaliar o impacto do uso de aplicativos de celular no controle de sintomas de incontinência urinária em mulheres.

“Comparamos o uso de aplicativos de celular com o plano de tratamento postal enviado ao paciente. E, também, como o uso de tal tecnologia impacta na qualidade de vida das usuárias e na adesão ao tratamento”, comentou Nagib.

De acordo com os orientadores do estudo, Simone Botelho e Cassio Riccetto, as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19 – que desencadearam a necessidade de desenvolvimento de tecnologias de Atenção à Saúde, por meio da Telemedicina e Telereabilitação – estão entre os fatores que ajudam a explicar o sucesso da publicação no ranking da Wiley.

“As alternativas de assistência aos pacientes, com monitoramento por meio de aplicativos, desponta como uma opção interessante no sentido de facilitar a aderência aos diversos tratamentos, e o acesso a profissionais geograficamente mais distantes”, disseram os docentes da FCM e Unifal-MG– cujo grupo de pesquisa também conta com pesquisadores do Centro das Faculdades Associadas de Ensino (FAE) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atualmente estuda o uso de tecnologias no tratamento das disfunções do assoalho pélvico por meio da realidade virtual.

Notícias mais recentes

Jornal da Unicamp: Uberização deteriora saúde de motoboys

(Divulgação) Serviço de Cuidados Paliativos do HC participa de lançamento de e-book e leva pesquisa a congresso internacional

Laura Guzman, from Universidad de La Sabana, finishes internship at gynecology and obstetrics at Unicamp

(Divulgação) Conversación “Salud integral, vinculación universitaria para la atención médica” (26/06)

Pesquisadores do OCRC publicam artigo na revista eLIFE

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM