Planes das pós-graduações em Ciências Médicas e Fisiopatologia Médica recebem coordenadores das áreas de Medicina I e II da Capes
Publicado por: Camila Delmondes
25 de março de 2024

Compartilhar:

À esquerda, no destaque da imagem, de cima para baixo, os professores Paulo Louzada Júnior e Gil Guerra Junior, respectivamente, coordenador da área de Medicina I e coordenador adjunto da área de Medicina II da Capes/Fotos: Eneida Rached e Divulgação

Em continuidade aos Planejamentos Estratégicos (Planes) dos programas de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi realizado no dia 12 de março, na sala da Congregação da FCM, a abertura conjunta dos Planes dos programas de pós-graduação em Ciências Médicas (PPG-CMED) e Fisiopatologia Médica (PPG-FISIO). Ambos os programas pertencem à área de Medicina I da Capes, e contam com os mesmos critérios de avaliação, além de serem multidisciplinares com várias áreas de concentração.

Após mensagens de boas-vindas, os coordenadores do PPG-CMED e PPG-FISIO, respectivamente, Lício Augusto Velloso e Társis Antonio Paiva Vieira, destacaram a importância do Planes para ambos os cursos  e a presença, no evento: do diretor da FCM, Cláudio Coy, do coordenador da área de Medicina I e do coordenador adjunto da área de Medicina II da Capes, respectivamente, Paulo Louzada Júnior, e Gil Guerra Junior, que também é professor titular do Departamento de Pediatria da FCM.

“Há um empenho da FCM na elaboração e na execução dos planejamentos estratégicos que têm ocorrido em quase todos os cursos de pós-graduação da faculdade, por ser uma atividade que qualifica os cursos de pós-graduação da FCM ao trazer um direcionamento para demandas bem objetivas – algumas conhecidas e outras novas – tanto para os próprios cursos de pós-graduação, quanto para a coordenadoria de pós-graduação e para a Diretoria da FCM”, disse o diretor da FCM, Cláudio Coy.

Assísta a cerimônia de abertura, na íntegra, abaixo:

Capes

Em sua fala, Paulo Louzada Júnior destacou que a autoavaliação e o planejamento estratégico são atividades importantes para a Capes e que há tendência de aumento da pontuação desses itens na próxima avaliação, além de outros. Explicou que a análise de egressos é feita para saber se o programa está atingindo seus objetivos e responde com uma pontuação acima de 20% na avaliação. E que os objetivos do programa devem constar no regulamento, que precisa ser revisado.

“Os programas precisam mudar para atrair novos talentos. O longo período de formação entre a graduação e o doutorado – que para os médicos pode chegar a 15 anos – faz com que muitos egressos cheguem ao mercado de trabalho com 40 anos de idade, quase 10 anos a mais em relação a outros países. Precisamos atrair nossos jovens para a inovação e o empreendedorismo, de modo a ajudar a sociedade a partir de uma matriz curricular que faça frente aos desafios atuais”, comentou.

O representante da Capes falou sobre o desafio enfrentado pelos programas de pós-graduação na retenção de alunos de doutorado. Segundo ele, o ideal é que a cada dois mestrados, um siga para o doutorado, e que a cada dois formandos, um deles venha a ser o primeiro autor em periódicos.

“O mercado de trabalho do país não valoriza o egresso com doutorado. E, nas instituições onde se consegue fazer pesquisa e que valorizam o egresso doutor, não há vagas e nem concursos de ingresso. Isso faz com que os egressos com doutorado busquem mercado de trabalho no exterior. Há receio de enviar aluno para doutorado sanduíche, pois o aluno não retorna ao Brasil. Falta uma mobilização junto ao governo. Essa é uma realidade triste”, afirmou.

Dentre as críticas apresentadas quanto ao sistema nacional de pós-graduação, Paulo deu ênfase à mudança da legislação, que deixou de exigir que as instituições de ensino superior tivessem docentes com doutorado – agravando a situação do mercado de trabalho para doutores – e à pouca ligação do programas com o planejamento estratégico.

Dentre as melhorias, o especialista citou como exemplos, as inovações da pós-graduação da Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto), dentre as quais: a centralização da secretaria de pós-graduação; a renovação da matriz curricular; e a diminuição do número de disciplinas oferecidas. Falou, ainda, sobre a renovação do quadro docente.

“Uma boa política para o programa é absorver jovem pesquisador, pois isso mostra que o PPG está preocupado com a renovação e isso pontua positivamente na avaliação da Capes. A Capes permite colocar até 30% de jovens sem produção (de forma a não impactar nas ponderações), como permanente. Trata-se de um incentivo para que, no futuro, o PPG atinja a produção esperada”, disse.

[...]

Em seguida, o coordenador adjunto da área de Medicina II da Capes, Gil Guerra Júnior, fez um relato da pós-graduação Stricto sensu brasileira. Na ocasião, ele abordou o início das universidades brasileiras, nas décadas de 1940 e 1950, a institucionalização da pós-graduação, entre 1960 e 1970, e dos sistemas de avaliação, ao final dos anos 2000. E, mais recentemente, da consolidação do sistema de avaliação da pós-graduação, que a cada dia se renova.

“Dado um crescimento constante anual, desde 2013, o Brasil atingiu em 2021 a marca de 4.559 PPGs, com 112.000 ingressantes e 79.000 titulados. Ainda assim, quando comparada a evolução de títulos de doutorado concedidos, entre 2004 a 2017, observamos que o nosso país ainda está muito atrás em relação a países como Polônia e Dinamarca. Enquanto aqui temos uma média de cerca de 30 mestres para cada 100 mil habitantes, nesses países a proporção é de 600:100”, contou Gil Guerra, explicando que uma das condições para essa diferença é o mercado de trabalho oferecido aos mestres e doutores, que além da demanda, conta com melhores condições salariais e de crescimento na carreira.

A assimetria nos PPGs por regiões do país e a preocupação com a saúde mental de alunos e professores, no pós-pandemia de Covid-19, foram outras preocupações da Área de Medicina II da Capes, apontadas por Gil Guerra. O coordenador adjunto também falou sobre acesso, permanência e conclusão do curso; empregabilidade e aproximação dos programas com o setor produtivo não acadêmico, de modo a ampliar a pesquisa e o mercado de trabalho para os egressos.

Dados da Capes mostram que a grande maioria dos mestres e doutores, no Brasil, são empregados em maior número pelos setores de Educação, Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, e Saúde. Diante desse cenário, são estratégias da instituição, segundo Gil Guerra: a distribuição de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, com prioridade para as regiões assimétricas (norte, nordeste e centro-oeste); e o aumento das bolsas de pós-doutorado, com possibilidade de acúmulo de bolsas e vínculo empregatício.

“Em 2023 já começou a distribuição de bolsas de pós-doutorado para os programas com notas 5, 6 e 7. Em 2024, para os programas nota 4, e em 2025, para os de nota 3”, afirmou.

Outra estratégia, ainda de acordo com Gil Guerra, é o Programa de Governança Colaborativa de Informação da Pós-Graduação (GoPG), criado em 2023, que proporciona o preenchimento automático da plataforma Sucupira, com informações certificadas e sistema mais fluído.

“Dentre as inúmeras maneiras, uma delas é usar o SCIVAL, uma plataforma da Scielo junto com a Elsevier, que por meio do ORCID permite visualizar a performance do pesquisador, pois consegue dados de toda a sua produção e a qualifica, ou seja, se ela está acima, abaixo ou na média em relação aos pares. Isso é bom, pois o artigo do pesquisador deixa de ser comparado com o restante do mundo e passa a ser comparado com a área específica”, explicou.

A plataforma SCIVAL, como explica Gil Guerra, considera a área de um dado artigo, a revista e o escopo da revista. Através dela, é possível identificar se o artigo tem ou não colaboração internacional, por quantas pessoas foi visualizado, oferecendo outras métricas de avaliação da produção acadêmica.

Gil apresentou, ainda, o cenário da empregabilidade dos egressos da Medicina I, por meio do sistema da Capes da pós-graduação e por meio do site RAIS, com dados até 2022. A sigla RAIS se refere à Relação Anual de Informações Sociais, que é uma forma encontrada pelo governo de coletar dados trabalhistas, a fim de identificar a situação do mercado de trabalho brasileiro.

“Na Unicamp, a Hemoterapia e Hematologia conta com 100% dos egressos empregados. A Fisiopatologia tem 67,8%. A clínica Médica, 72%. A Ciências Médicas, 68%. Em relação a área da empregabilidade dos egressos, a Medicina I – Fisiopatologia apresenta como vocação do programa, empregar egressos na Área de Ensino e Saúde, com egressos pesquisadores e em função de liderança, dentre outras”, exemplificou.

O sistema também permite avaliar a diferença salarial antes e depois do programa, comenta o docente da FCM e coordenador adjunto da Capes.

“Na Medicina I, a variação salarial varia entre 4 mil e 5 mil reais. Na Fisiopatologia, especificamente, a média salarial variou em 3 mil reais. O ganho salarial efetivo, comparando antes e depois da pós-graduação, também tem que ser mostrado para atrair novos candidatos”, afirmou.


Após a solenidade de abertura, os planejamentos estratégicos tiveram sequência, nos dias 12 e 13 de março (PPG-Fisio) e 14 e 15 de março (PPG-CMED). Após as reuniões, os programas elaborarão documentos que formalizam e registram todo o conteúdo produzido. Conteúdos estes, que nortearão as execuções dos planos e ações estratégicas para o quadriênio 2024-2027.

Professores e funcionários do PPG-CMED participam de dinâmica sobre as principais tendências relacionadas ao programa/Foto: Eneida Rached
Professores e funcionários do PPG-FISIO participam de dinâmica sobre as principais tendências relacionadas ao programa/Foto: Eneida Rached

 



Notícias mais recentes



Diama Vale, da FCM, é eleita para o Comitê Diretor da Comunidade Internacional de Rastreamento de Câncer

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto


(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM