Professor Rodolfo Pacagnella, do DTG, ministra treinamento em Obstetrícia da OMS em Moçambique
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
22 de agosto de 2023

De 25 a 27 de julho, Rodolfo Pacagnella, professor do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, coordenou treinamento de profissionais da saúde em Moçambique sobre a utilização de uma nova forma de acompanhar o trabalho de parto, focado no bem-estar da gestante.

O workshop para formação sobre o Guia para os Cuidados durante o Trabalho de Parto é resultado de parceria entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de Moçambique, e faz parte de uma estratégia de implementação da ferramenta em seis países-piloto - Bangladesh, Burkina-Faso, Etiópia, Gana, Moçambique e Paquistão. A ação foi realizada em um hotel na cidade de Maputo.

Docente da FCM em sessão em Maputo, Moçambique. Foto: divulgação/Rodolfo Pacagnella

O treinamento foi destinado a aproximadamente 40 profissionais, incluindo médicos, enfermeiras, parteiras e gestores de saúde, de seis unidades sanitárias selecionadas de diferentes regiões de Moçambique. Houve diversas sessões de apresentação, discussões em grupo e atividades práticas.

“É uma ferramenta que tem como objetivo dar maior centralidade às mulheres durante o parto, respeitando os processos fisiológicos e buscando oferecer uma experiência positiva para elas e suas famílias”, declara Rodolfo, que também participa da implementação do Guia no Paquistão desde dezembro de 2022.

Participantes do workshop discutiram casos clínicos. Foto: divulgação/Rodolfo Pacagnella

Acompanharam o treinamento as médicas Vânia Benzane, coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde de Moçambique; Elsa Jacinto, Nafissa Osman e Hermengarda Pequenino, representantes da Associação Moçambicana de Obstetras e Ginecologistas; Alícia Carbonell e Daisy Trovoada, representantes da Organização Mundial de Saúde; e as enfermeiras Otília Tualufo e Isabel Langa, representantes da Associação das Parteiras de Moçambique.

Segundo Rodolfo, a experiência em Moçambique guarda similaridades com o Brasil, uma vez que as áreas de maior vulnerabilidade têm problemas semelhantes. “Esses encontros são possibilidades de ampliar as parcerias sul-sul e fortalecer a capacidade de lidar com os problemas de saúde de ambos os países. Conhecer realidades diferentes nos permite repensar as nossas”.

Médicas Vânia Benzane, representante do Ministério da Saúde de Moçambique, e Daisy Trovoada, da Organização Mundial de Saúde. Foto: divulgação/Rodolfo Pacagnella

Ainda segundo Rodolfo, desde 2020 a Unicamp colabora com a Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, tendo desenvolvido projetos de pesquisa com financiamento internacional na área de mortalidade materna e morbidade materna grave. Fruto dessa colaboração foram dois artigos, publicados em inglês: “Aspectos clínicos e epidemiológicos da infecção por SARS-CoV-2 entre mulheres grávidas e puérperas em Moçambique: um estudo de coorte prospectivo” e “O cenário pandêmico de SARS-CoV-2 na África: o que deve ser feito para atender às necessidades das mulheres grávidas?

Atualmente, o Departamento de Tocoginecologia da FCM, juntamente com o Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp), oferece bolsas de pós-graduação da OMS para profissionais de países da América Latina e países da África Lusófona, como um hub para formação de profissionais em saúde reprodutiva.

Professor do DTG ladeado de participantes da área da saúde moçambicana. Foto: divulgação/Rodolfo Pacagnella

Guia para os Cuidados durante o Trabalho de Parto

A OMS desenvolveu o Guia para os Cuidados durante o Trabalho de Parto como ferramenta de apoio para implementar as diretrizes de assistência. O Guia visa orientar a monitoria e documentação do bem-estar das parturientes e dos bebês, promovendo cuidados centrados na mulher e auxiliando os profissionais de saúde na identificação e resposta pronta a complicações obstétricas.

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM