Professor Sérgio Piedade, da FCM, conquista bolsa de pesquisa de US$ 15 mil para desenvolvimento de software que analisa dados de atletas lesionados
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
13 de janeiro de 2023

Compartilhar:

O docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Medicas (FCM) da Unicamp, Sérgio Piedade, foi contemplado na edição 2021-2023 do ISAKOS Research Grant Winners. O projeto “Software de quatro domínios de resultados relatados pelo paciente”, foi contemplado com bolsa de US$ 15 mil da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (ISAKOS).

Foi divulgado em outubro de 2022 o resultado da bolsa na categoria “países com recursos limitados”, de acordo com divisão definida pela Organização Mundial da Saúde. Nessa categoria, o subsídio é concedido a cada dois anos a dois projetos com mérito científico. Segundo a ISAKOS, o objetivo do programa é fornecer a seus membros recursos para financiar pesquisas internacionais de alta qualidade em artroscopia, cirurgia de joelho e medicina esportiva ortopédica. O projeto tem prazo de 18 meses para ser executado.

“Gostaria de agradecer à ISAKOS pelo apoio financeiro ao nosso projeto de pesquisa de software 4-Domain Sports PROM”, disse Piedade, que já foi presidente do Comitê de Medicina Esportiva da entidade. A sigla PROM vem do inglês (“patient reported outcome measures”), traduzida como “medidas de resultados relatados pelo paciente” e constitui em questionário personalizado para medicina esportiva ortopédica, no qual o paciente reporta o tratamento recebido.

O docente conta como se deu a conquista. “Começamos em 2017 com uma revisão sistemática na medicina esportiva, verificando se existia questionário universal desenhado para essa área. Na primeira etapa, verificamos que havia hiato, com a falta de um PROM para avaliar resultados pós-operatórios, demandas físicas e psicológicas de atletas de alta performance e indivíduos que praticam esportes regularmente. Na segunda etapa, desenvolvemos questionário específico para isso, o primeiro do gênero na literatura, que foi validado e publicado em inglês. Na terceira etapa, será desenvolvido software para aplicação clínica, fazendo a avaliação entre os quatro pilares estabelecidos no questionário, em diferentes idiomas”.

Sérgio Piedade no 12º Congresso Bienal ISAKOS, no México (2019). Foto: Sérgio Piedade/Divulgação

Segundo Piedade, os objetivos do software são: melhorar a aplicabilidade clínica do PROM, criando uma ferramenta reprodutível para avaliar com precisão atletas e praticantes de esportes de alto rendimento que foram tratados por uma lesão esportiva; otimizar a coleta de dados com relação à percepção registrada de lesão, expectativas de tratamento, avaliação de cuidados pós-operatórios e tratamento recebido e resultados comparados com a demanda física; agrupar e analisar os atletas de acordo com a modalidade esportiva, local anatômico da lesão e tipo de procedimento cirúrgico para traçar gráficos, comparar e analisar resultados por meio de celulares, computadores e tablets e, em última análise, levar a avanços no tratamento.

4-Domain Sports PROM

O questionário é constituído por quatro pilares: 1) atleta sem lesão; 2) atleta lesionado; 3) o que espera do tratamento; e 4) o que avalia do tratamento. Cada pilar tem duas questões, que são respondidas de 0 (péssimo) a 10 (excelente). Além disso, apresenta três questões adicionais sobre padrão de atividade relatado pelo atleta - nível de competição, motivação trazida pela prática e demanda física. “O questionário é universal no sentido em que não fica restrito a uma articulação ou esporte, como ocorre em outros modelos”, disse Piedade.

O 4-Domain Sports PROM também foi traduzido e adaptado em português na tese de mestrado profissional de André Toledo, orientado pelo professor Piedade, no programa de Pós-Graduação em Ciência Aplicada à Qualificação Médica da FCM. O questionário está sendo validado, ainda, em chinês, francês, italiano e espanhol.

Medicina do Exercício e do Esporte

Paralelamente ao desenvolvimento do questionário, a linha de pesquisa de Medicina do Exercício e do Esporte da FCM produziu quatro publicações relacionadas ao assunto no período: Presently PROMSs are not tailored for athletes and high-performance sports practitioners: A systematic review (2019), PROMS in Sports Medicine (2019), Validation and implementation of 4-domain Patient-Reported Outcome Measures (PROMs) tailored for Orthopedic Sports Medicine (2020) e Patient-Reported Outcomes Tailored to Sports Medicine (2021). 

Professor da FCM no Congresso da ISAKOS. Foto: Sérgio Piedade/Divulgação

Veja também

Com participação de Sérgio Piedade, livro da Springer sobre Medicina Esportiva será traduzido para o grego



Notícias mais recentes



Diama Vale, da FCM, é eleita para o Comitê Diretor da Comunidade Internacional de Rastreamento de Câncer

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto


(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM