Professor Sérgio Piedade, da FCM, conquista bolsa de pesquisa de US$ 15 mil para desenvolvimento de software que analisa dados de atletas lesionados
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
13 de janeiro de 2023

O docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Medicas (FCM) da Unicamp, Sérgio Piedade, foi contemplado na edição 2021-2023 do ISAKOS Research Grant Winners. O projeto “Software de quatro domínios de resultados relatados pelo paciente”, foi contemplado com bolsa de US$ 15 mil da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (ISAKOS).

Foi divulgado em outubro de 2022 o resultado da bolsa na categoria “países com recursos limitados”, de acordo com divisão definida pela Organização Mundial da Saúde. Nessa categoria, o subsídio é concedido a cada dois anos a dois projetos com mérito científico. Segundo a ISAKOS, o objetivo do programa é fornecer a seus membros recursos para financiar pesquisas internacionais de alta qualidade em artroscopia, cirurgia de joelho e medicina esportiva ortopédica. O projeto tem prazo de 18 meses para ser executado.

“Gostaria de agradecer à ISAKOS pelo apoio financeiro ao nosso projeto de pesquisa de software 4-Domain Sports PROM”, disse Piedade, que já foi presidente do Comitê de Medicina Esportiva da entidade. A sigla PROM vem do inglês (“patient reported outcome measures”), traduzida como “medidas de resultados relatados pelo paciente” e constitui em questionário personalizado para medicina esportiva ortopédica, no qual o paciente reporta o tratamento recebido.

O docente conta como se deu a conquista. “Começamos em 2017 com uma revisão sistemática na medicina esportiva, verificando se existia questionário universal desenhado para essa área. Na primeira etapa, verificamos que havia hiato, com a falta de um PROM para avaliar resultados pós-operatórios, demandas físicas e psicológicas de atletas de alta performance e indivíduos que praticam esportes regularmente. Na segunda etapa, desenvolvemos questionário específico para isso, o primeiro do gênero na literatura, que foi validado e publicado em inglês. Na terceira etapa, será desenvolvido software para aplicação clínica, fazendo a avaliação entre os quatro pilares estabelecidos no questionário, em diferentes idiomas”.

Sérgio Piedade no 12º Congresso Bienal ISAKOS, no México (2019). Foto: Sérgio Piedade/Divulgação

Segundo Piedade, os objetivos do software são: melhorar a aplicabilidade clínica do PROM, criando uma ferramenta reprodutível para avaliar com precisão atletas e praticantes de esportes de alto rendimento que foram tratados por uma lesão esportiva; otimizar a coleta de dados com relação à percepção registrada de lesão, expectativas de tratamento, avaliação de cuidados pós-operatórios e tratamento recebido e resultados comparados com a demanda física; agrupar e analisar os atletas de acordo com a modalidade esportiva, local anatômico da lesão e tipo de procedimento cirúrgico para traçar gráficos, comparar e analisar resultados por meio de celulares, computadores e tablets e, em última análise, levar a avanços no tratamento.

4-Domain Sports PROM

O questionário é constituído por quatro pilares: 1) atleta sem lesão; 2) atleta lesionado; 3) o que espera do tratamento; e 4) o que avalia do tratamento. Cada pilar tem duas questões, que são respondidas de 0 (péssimo) a 10 (excelente). Além disso, apresenta três questões adicionais sobre padrão de atividade relatado pelo atleta - nível de competição, motivação trazida pela prática e demanda física. “O questionário é universal no sentido em que não fica restrito a uma articulação ou esporte, como ocorre em outros modelos”, disse Piedade.

O 4-Domain Sports PROM também foi traduzido e adaptado em português na tese de mestrado profissional de André Toledo, orientado pelo professor Piedade, no programa de Pós-Graduação em Ciência Aplicada à Qualificação Médica da FCM. O questionário está sendo validado, ainda, em chinês, francês, italiano e espanhol.

Medicina do Exercício e do Esporte

Paralelamente ao desenvolvimento do questionário, a linha de pesquisa de Medicina do Exercício e do Esporte da FCM produziu quatro publicações relacionadas ao assunto no período: Presently PROMSs are not tailored for athletes and high-performance sports practitioners: A systematic review (2019), PROMS in Sports Medicine (2019), Validation and implementation of 4-domain Patient-Reported Outcome Measures (PROMs) tailored for Orthopedic Sports Medicine (2020) e Patient-Reported Outcomes Tailored to Sports Medicine (2021).

Professor da FCM no Congresso da ISAKOS. Foto: Sérgio Piedade/Divulgação