Professora e pesquisadora do Cepre é homenageada em Congresso Brasileiro de Psicologia
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

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A professora e psicóloga do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Cecília Guarnieri Batista, foi homenageada como “psicóloga que atua na área de educação especial” no VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento.  A homenagem aconteceu durante a comemoração dos 30 anos do Programa de Educação Especial (Proped), promovido pela Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento. O evento foi realizado no final de novembro na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A psicóloga foi orientadora do trabalho de iniciação científica “O brincar em crianças pré-escolares com queixas de alteração de linguagem: identificando competências”, da aluna Amanda Brait. O trabalho recebeu menção honrosa no XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp (Pibic), realizado em setembro.

 

Cecília Guarnieri Batista é graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em psicologia USP e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp, incluindo estágio pós-doutoral na Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. É docente do Cepre, onde desenvolve atividades de ensino de graduação em fonoaudiologia (especialização e pós-graduação), pesquisa e extensão com ênfase em projetos integrados de pesquisa e intervenção, voltados para crianças com deficiências e alterações no desenvolvimento. É orientadora de trabalhos nos níveis de iniciação científica, aprimoramento profissional, pós-graduação lato sensu, pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado. Sua área de atuação básica é a psicologia do desenvolvimento humano, centrada no estudo de crianças com deficiência visual e/ou alterações no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e da linguagem. Atua também na área de psicologia aplicada à odontologia, especialmente no que se refere à preparação do odontólogo para atendimento de pacientes especiais. Vem discutindo as implicações de seus estudos para a educação especial e para a atenção à saúde, visando a promoção do desenvolvimento humano.

 

Veja matéria no Jornal da Unicamp.



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