Professores da França se reúnem na FCM para planejamento de congresso internacional de Psiquiatria e Psicanálise
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
03 de março de 2023

Estiveram reunidos nesta quinta-feira (2), na sala da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, os psiquiatras Hervé Granier e Agnès Bardin, da França, Mario Eduardo Costa Pereira, do Departamento de Psiquiatria da FCM, e o diretor da Faculdade, Cláudio Coy. O objetivo foi conversar sobre o Congresso Internacional da Seção de Psicanálise na Psiquiatria (PiP) da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), que ocorrerá em fevereiro 2024 na FCM. Na quarta (1), o grupo esteve reunido também com o professor Otávio Rizzi Coelho Filho, coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM.

O congresso terá como tema “O futuro da relação entre Medicina, Psiquiatria e Psicanálise”, e reunirá palestrantes de diferentes países. O professor Pereira é um dos integrantes brasileiros do comitê científico do evento, sendo o representante da Unicamp. Granier é presidente da Seção de Psicanálise na Psiquiatria da WPA e Bardin participa da organização do evento.

Hervé Granier, Cláudio Coy, Mario Eduardo Pereira e Agnès Bardin. Foto: Karen Menegheti/ARPI

“O futuro da Psiquiatria e da Medicina passa necessariamente pela redescoberta da Medicina muito além da ciência médica. Assim, o objetivo do evento será refletir sobre as novas bases positivas da relação entre Medicina, Psiquiatria e Psicanálise diante desses desafios e do lugar específico do sujeito humano, tomado como tal, na clínica, na patologia e na terapia”, afirma o professor Pereira.

Entre os temas principais do evento (análise histórica, inventário, propostas específicas e prática psiquiátrica contemporânea e sua relação com a Psicanálise), estão propostos subtemas como: história da relação entre Psiquiatria e Psicanálise em diferentes países; Medicina e Psiquiatria diante dos avanços da Inteligência Artificial, da bioengenharia genética e do transumanismo; renovação do conceito de psicopatologia; futuro do uso de agentes psicodélicos e psicolíticos em psicoterapia; transtornos borderline; e a clínica dos sujeitos “trans”.

Segundo a WPA, os objetivos da Seção de Psicanálise na Psiquiatria são “explorar como a psicanálise pode enriquecer a prática clínica diária da Psiquiatria e fornecer um fórum para discussões transteóricas interdisciplinares. Os membros da seção estudam as ligações entre a teoria e a prática da Psiquiatria Psicodinâmica, Neurociência, Ciências Sociais, Humanidades e Pesquisa Clínica”.

Notícias mais recentes

(Divulgação) Grupo da UFAL divulga pesquisa sobre sono e alimentação - até 31/05

Jornada de Toxicologia e Toxinologia Clínica

Programa de Pós-graduação em Farmacologia divulga inscrições para mestrado e doutorado do 2º semestre de 2024

Reciclando Dermatologia - reunião de maio

Reunião DTG: Bom uso e abusos da cesárea

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM