Professores Eros de Almeida e Jamiro Wanderley lançam livro “Semiologia Médica e as Síndromes Clínicas”
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
26 de maio de 2023

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o lançamento do livro “Semiologia Médica e as Síndromes Clínicas”. A publicação da Editora Thieme Revinter é organizada por Eros de Almeida e Jamiro Wanderley, docentes do Departamento de Clínica Médica da FCM. O livro aborda a prática do exame clínico de forma que o leitor absorva o conhecimento necessário e suficiente no início do curso de graduação em Medicina.

A experiência dos organizadores da obra, com mais de 40 anos de prática médica e docência, é o principal diferencial do livro, dedicado ao também ao professor e ex-diretor da FCM, Silvio Carvalhal (in memoriam). “O entusiasmo com que abordava as discussões à beira do leito, formulando hipóteses diagnósticas sindrômicas e correlações anatomoclínicas e justificando os dados semiológicos, influenciou gerações de pessoas que mantiveram sua lógica de interpretação dos doentes e das doenças [...] procuramos continuar sua cartilha e nos orgulhamos disso”, registram Eros e Jamiro, na publicação.

Público prestigia autores no Espaço das Artes da FCM. Foto: Karen Moraes/ARPI

“Nesse livro procuramos enfocar naquilo que é preciso que o aluno de graduação, principalmente do 3º ano, tenha conhecimento. Um diferencial foi a participação dos próprios estudantes de Medicina. Eles foram responsáveis por escrever capítulos sobre sintomas e sinais, sob nossa orientação. A turma, que estava no 3º ano em 2018, nos marcou muito pelo relacionamento e dedicação - entre deles, a inesquecível aluna Isabella Inhesta, que organizou, chamou o pessoal e intermediou tudo. Destaco que o livro foi escrito também com o grupo da Semiologia, do Departamento de Clínica Médica. Então, a publicação o representa, bem como a FCM e a Unicamp. Agradeço a reitoria que autorizou que colocássemos na capa a marca da universidade, pelo que ela significa no Brasil e no mundo. Por último, agradeço a todos que estão aqui. Para mim e Jamiro é um privilégio. Muito obrigado”, discursou Eros.

Eros de Almeida e Jamiro Wanderley. Foto: Karen Moraes/ARPI

“Quando alguém pega a batuta de professor, é importante fazê-lo com muito amor, para fazer bem ao coração das pessoas e que se sintam participantes e reconhecidas”, disse Jamiro, apresentando número de mágica que ilustrou os desafios encontrados ao escrever. “Às vezes, não se acerta de primeira. Temos que corrigir o texto, mandar de volta, realinhar, caprichar... e assim são todos nossos projetos. Vamos errar algumas vezes, consertar outras. É preciso persistência para transformar sonhos em realidade. O livro vai servir de alicerce inicial, mas a vida é construída passo a passo. Como é bom pessoas para passar o conhecimento adiante e recebê-lo de outras, num ciclo permanente. Obrigado a todos que colaboraram na produção do livro, nos dando estímulos, conversas e troca de ideias. Que possa ser muito útil a todos”.

Na contracapa, a publicação ressalta que “representa a vasta experiência dos autores com o assunto, aqui utilizada para sintetizar os dados da semiotécnica do exame médico, imprescindíveis ao exercício da Medicina, que devem ser assimilados durante o curso de graduação”. Os organizadores também agradecem aos funcionários do então serviço de Audiovisual da FCM, alunos bolsistas, demais colaboradores e pacientes que autorizaram a cessão de imagens.

Leitores puderam adquirir obra em seu lançamento. Foto: Karen Moraes/ARPI

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto