Professores Lígia Assumpção e Marcos Tambascia, da Área de Endocrinologia e Metabologia, são homenageados na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
20 de março de 2023

Foi realizada na última quinta-feira (16), no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, homenagem organizada pela Área de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica. O objetivo foi celebrar a trajetória profissional dos docentes Lígia Vera Montali Assumpção e Marcos Antonio Tambascia, em decorrência de suas aposentadorias neste ano.

Compuseram a mesa de autoridades os professores Denise Wittmann, chefe da Área de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica; Cláudio Coy, diretor da FCM; e Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp.

Foram exibidos vídeo-depoimentos de ex-alunos, residentes, familiares e amigos dos dois professores. Em seguida, professores e médicos renderam suas homenagens. Por fim, os laureados fizeram uso da palavra. Ao final do evento, ocorreu coffee break no Espaço das Artes da FCM.

Vídeo-depoimentos emocionaram o público. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Lígia conta que gostou da área de Endocrinologia desde o começo de sua vida universitária, em 1968. Porém, a área não se encontrava estruturada na FCM. Ela fez uma parte da residência em São Paulo, mas foi incentivada a permanecer para montar a disciplina na Unicamp. “Lá, eu conheci o Marcos, que era de outro grupo de médicos. Foi difícil o começo. Estava na hora de aprender, mas também tínhamos que ensinar. Então, a gente se reunia à noite, a duras penas. Aos poucos, foi chegando mais gente. A Endócrino cresceu pela amizade e respeito que temos um pelo outro. O que nós conseguimos foi em conjunto. Estou muito feliz e emocionada com esse encontro, com todos que estão aqui e os depoimentos de tantos ex-residentes queridos”.

Marcos, que também fez menção especial a todos residentes que passaram sob sua supervisão na FCM, falou sobre a evolução da área. “O que era verdade 50 anos atrás hoje não é mais. O grande barato que eu acho da nossa profissão de médico, endocrinologista em particular, é a capacidade de se atualizar sempre. Quanto mais a gente sabe uma coisa, mais dúvida a gente tem. Isso estimula a gente continuar estudando e trabalhando. As coisas não podem parar, e continuamos indo para frente. Estou muito feliz e honrado por receber essa homenagem especial e poder compartilhar essa emoção com a minha família e todos vocês aqui reunidos. Muito obrigado”.

A homenagem completa está disponível no canal da FCM no YouTube.

Homeneageados ao lado de colegas no Espaço das Artes. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Notícias mais recentes

1º Simpósio Julho Verde - Câncer de Cabeça e Pescoço

Winter Schools 2024

No Maio Amarelo, HC realiza ações de conscientização sobre acidentes de trânsito

(Divulgação) HC realiza mutirão de cirurgia de estrabismo

(Divulgação) Infectious Diseases and Public Health Field School Program - Universidad Peruana Cayetano Heredia (inscrição até 24/06)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM