Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia realiza primeira Semana Minter e Dinter
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
10 de março de 2023

Foi realizada nos dias 6 e 7 de março a programação, aberta às comunidades da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ), da primeira Semana Minter e Dinter, de Mestrado e Doutorado Interinstitucional. O evento, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) da FCM, teve como tema a solidariedade entre instituições de nível superior e formação de novos profissionais. O evento contou com a parceria da Universidade Federal de Jataí, que é parte no convênio Minter e Dinter firmado com o PPGCC da FCM Unicamp. As palestras foram realizadas em formato híbrido, na sala de telemedicina do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Mesa de abertura

Estiveram presentes à mesa de abertura, pela FCM: Raquel Leal, executora do convênio Minter e Dinter pelo PPGCC; Alberto Cliquet Júnior, coordenador do PPGCC; Ilka Boin, membro da Comissão do PPGCC; Claudia Morelli, coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM; e Erich de Paula, diretor associado da Faculdade. Pela UFJ, participaram Márcia Mazzaro, executora do convênio Minter e Dinter pela UFJ; e Edésio Fialho dos Reis, pró-reitor de Pós-graduação da UFJ, que participou virtualmente.

Raquel explica que o evento foi desenvolvido para proporcionar interação entre a Unicamp e a UFJ, no âmbito do mestrado e doutorado interinstitucional, que está em andamento desde 2019. “O principal objetivo é compartilhar as expertises de um Programa de Pós-graduação como o nosso, com 35 anos de existência, numa faculdade de Medicina que completa 60 anos, colaborando com a formação acadêmica de professores de uma universidade mais jovem, vislumbrando que esses profissionais possam criar futuramente programas de pós-graduação na área da Capes de Medicina III na Região Centro-Oeste. O PPGCC ganhou muito com a entrada dos professores da UFJ no Minter e Dinter, pois, além do desenvolvimento de novas pesquisas, eles também compartilham a todo momento seu conhecimento conosco”.

Professora Raquel Leal, executora do convênio Minter e Dinter pelo PPGCC, ressaltou parceria entre as instituições. Foto: Karen Menegheti/ARPI

A docente recorda o histórico da parceria, quando esteve presencialmente em Jataí (GO) para participar de processo seletivo direcionado aos professores da Faculdade de Medicina da UFJ, uma vez que havia docentes que não tinham mestrado ou doutorado. “Então, oferecemos esse convênio, que é uma via de mão dupla, no qual ambas instituições têm ganhado nos últimos anos. Ficamos muito contentes quando foi celebrado, e hoje, mais ainda, pelos frutos gerados”.

Márcia é aluna de pós-graduação e professora do curso de Medicina da UFJ. “Gostaria de agradecer imensamente às professoras Raquel e Ilka, junto com o secretário Amarildo Stabile, que se disponibilizaram em aceitar ter acreditado em nós como alunos. Nossa instituição é nova e ainda engatinha no campo de pesquisa e formação docente. Somos médicos e fisioterapeutas, e nesse ano todos devem defender sua dissertação ou tese. Estou honrada em estar aqui. Em nome da UFJ, deixo um especial agradecimento”.

Mesa de abertura da Semana Minter e Dinter. Foto: Karen Menegheti/ARPI

Para o pró-reitor Edésio, “É uma satisfação enorme ver uma instituição como a Unicamp nos brindar com esse programa de solidariedade. Quando levantamos os dados, não só da Medicina, mas da pós-graduação como um todo no sistema brasileiro, vemos uma assimetria muito grande. A gente agradece muito ao observarmos a contribuição de vocês, e certamente deixamos as portas abertas para que possamos continuar e avançar com a parceria”.

Pró-reitor de Pós-graduação da UFJ, Edésio dos Reis, participou virtualmente da conferência. Foto: Karen Menegheti/ARPI

A professora Claudia lembra que a CPG tem, atualmente, três mestrados e doutorados interinstitucionais em funcionamento. “Isso é muito importante não só para quem recebe, como para nós. Ganham o Brasil e os novos profissionais, formados cientificamente para pensar e mudar a realidade ao seu redor. É muito bom participar de um evento como esse, porque ele mostra, além do nosso círculo, o que a Unicamp tem feito”.

Para Erich, é uma honra para a Faculdade integrar o processo. “O Minter e Dinter em especial, são muito interessantes, pois permitem a troca que vocês destacaram. Uma coisa que vamos continuar enfatizando é o que chamamos de colegialidade, que é ajudar a formar outros colegas. Com isso, nós certamente ganhamos. Esse é um valor que queremos colocar como pilar dentro da carreira docente na FCM”.

Programação

A programação aberta à FCM e UFJ contou com as palestras “O Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) e a solidariedade entre programas e instituições”; “Perspectivas de pesquisas e desenvolvimento da pós-graduação no Centro-Oeste brasileiro na área da Capes de Medicina III”; “Aperfeiçoamento de profissionais de nível superior – Papel da Universidade”; “Apresentação das pesquisas dos alunos de pós-graduação do Dinter e Minter”; além da apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do Minter e Dinter.

No dia 7, houve as palestras “Parcerias nacionais e internacionais no âmbito da Pós-graduação: Como ampliar essa vertente?”; “Oferecimento das disciplinas no âmbito do Minter/Dinter”; “Pesquisas do Minter e Dinter Unicamp – UFJ”.

A programação seguiu com atividades destinadas especificamente aos alunos do Minter e Dinter, como visita à Laboratórios de Pesquisa, Gastrocentro e prédio da Pós-graduação, além de interação com seus orientadores.