Programa de Pós-graduação em Farmacologia da FCM promove 5º Curso de Verão a estudantes selecionados pelo Brasil
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
06 de fevereiro de 2024

O 5º Curso de Verão do Programa de Pós-graduação (PPG) em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi realizado entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024. Com o objetivo de atrair estudantes de graduação de todo o país, o Curso reúne em sua programação, entre outros, apresentação das linhas de pesquisa, laboratórios, docentes e alunos do Programa. Nesta edição, a comissão organizadora selecionou 15 graduandos de diversas universidades para participar da semana.

“É um prazer tê-los aqui. Vocês foram selecionados entre centenas de inscritos, baseado nos critérios que temos há anos. O diferencial do nosso curso é o período de aulas teóricas, exposição dos projetos de pesquisa por mestrandos e doutorandos do programa, e parte prática, na qual são apresentados laboratórios e centros pesquisa”, declarou a professora Fabiola Zakia Mónica, coordenadora do Programa Pós-Graduação em Farmacologia, na sessão de abertura.

Ela explicou que o PPG da FCM é um dos 14 no Brasil inseridos na área de avaliação Ciências Biológicas II, da Capes. Fabiola enumerou atrativos para desenvolver pesquisa no estado de São Paulo, bem como o funcionamento do processo seletivo de ingresso no Programa e concessão de bolsas por agências de fomento como a Fapesp. “Tais critérios incluem projetos de mestrado e doutorado bem escritos, disruptivos e inovadores, além de currículo do orientador e do aluno interessado”, disse.

Professora do PPG, Fabiola conta trajetória de egressos do Programa. Foto: Karen Moraes/ARPI

A docente contou que egressos do Programa da FCM têm atuado tanto na iniciativa pública quanto privada. Alguns dos campos de prática são: indústria farmacêutica, universidades e centros de pesquisa, hospitais, farmácias e drogarias, Ministério da Saúde, empreendedorismo, pesquisa e docência.

Por fim, Fabiola forneceu dicas culturais, gastronômicas e de compras para os alunos desfrutarem em Campinas e São Paulo no período do curso. Também agradeceu a comissão organizadora do evento, composta pelos alunos do PPG - Ákila Oliveira, Gabriela Passos, Gilberto Quirino Junior e Matheus Medeiros -, além de patrocinadores.

Mariana Santos e Leticia Pereira cursam graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Universidade de Brasília, respectivamente. Elas foram selecionadas para participar do Curso de Verão após preenchimento de formulários, envio de documentação e vídeo de inscrição. Ambas afirmaram desejar cursar o mestrado, pela qualidade do programa e renome da Unicamp.

Graduandos de todo o Brasil foram selecionados para curso, que reuniu atividades teóricas e práticas. Foto: Karen Moraes/ARPI

No dia de abertura da semana, houve ainda palestra com duas egressas de destaque do Programa, que atualmente trabalham com pesquisa no exterior: Maria Elisa Lopes Pires, da Faculdade de Medicina do Imperial College, Londres, e Rita de Cássia Collaço, da Faculdade de Medicina e Ciências Médicas da Ghent University, Bélgica.

Uma das novidades dessa edição do Curso de Verão foi a realização, na quinta-feira (1), da atividade "Converse com o Professor". Nesse dia, os participantes puderam conhecer e trocar ideias com parte dos docentes do Programa de Pós-graduação em Farmacologia.

"Converse com o professor" foi novidade da 5ª edição do curso, quando alunos puderam ter contato direto com docentes do programa. Foto: Angelica Rodrigues/PPG

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM