Publicado por: Camila Delmondes
06 de junho de 2022

Ainda na ocasião das comemorações do Maio Roxo, em alusão ao Dia Mundial de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, celebrado no último dia 19, o Laboratório de Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realizou – com o apoio da Associação do Leste Mineiro de Doenças Intestinais (ALEMDII) – uma programação especial no Gastrocentro da Unicamp, que além de palestra com autoridades convidadas do Brasil e do exterior, contou com a visita do pró-reitor de Pesquisa da universidade, João Marcos Travassos Romano, às instalações laboratoriais.

Organizado pela docente do Departamento de Cirurgia da FCM e coordenadora do LABDII, Raquel Franco Leal, o evento foi acompanhado, também, pelo coordenador do Gastrocentro da Unicamp, Ciro Garcia Montes; pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da FCM, Alberto Cliquet Júnior; e pela professora e professor colaborador do Departamento de Cirurgia da FCM, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono e João José Fagundes.

Ao falar sobre o Maio Roxo, Raquel Leal lembrou que a data é uma forma de chamar à atenção da sociedade para a DII de maneira mais ampla. “As doenças inflamatórias intestinais mais conhecidas como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa podem apresentar diversas manifestações clínicas, com características bastante peculiares, podendo acometer diferentes partes do trato gastrointestinal, e por isso traz muitos desafios de tratamento e prognóstico”, comentou.

Também do ponto de vista científico, Raquel Leal disse que os estudos relacionados à DII ainda apresentam algumas lacunas a serem preenchidas. “O LABDII vem de encontro a essas lacunas, objetivando esclarecer aquilo que já existe na literatura e o que ainda precisa ser entendido sobre as doenças inflamatórias intestinais. É um laboratório voltado à pesquisa translacional, que busca responder questões da prática clínica diária a partir da pesquisa de bancada”, disse.

Durante a sua fala, a docente da FCM falou, também, sobre a importância do Gastrocentro da Unicamp no contexto das doenças inflamatórias intestinais e doenças digestivas em geral. “Além de ser referência nacional no diagnóstico e tratamento de moléstias do aparelho digestivo, o Gastrocentro é um centro formador de recursos humanos, cujas pesquisas envolvem alunos de graduação e pós-graduação”, destacou.

Docente e coordenadora do grupo de DII do Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi i Sunyer da Universidade de Barcelona, a pesquisadora Azucena Salas – que mantém convênio de parceria em pesquisa com o LABDII já há alguns anos – participou das comemorações do Maio Roxo por videoconferência. O pesquisador Patrick Varga-Weisz da Universidade de Essex, Reino Unido, que participou presencialmente do evento, comentou sobre a importância das pesquisas realizadas em parceria com o LABDII por meio do projeto São Paulo Excellence Chair (SPEC) FAPESP que coordena. O momento virtual também foi compartilhado pela presidente e pela coordenadora de comunicação da ALEMDII, Julia Assis e Alessandra de Souza, instituição com a qual o LABDII possui convênio de incentivo à pesquisa.

“Estou extremamente impressionado com a pujança e dinamismo do LABDII e com o entusiasmo da professora Raquel Leal, cujo brilho transborda em seu olhar ao falar sobre o trabalho desenvolvido por ela e toda a sua equipe. Um laboratório de sucesso como o LABDII é resultado do bom trabalho em equipe, que vai do entusiasmo dos pesquisadores que o comandam até cooperações internacionais a exemplo desta desenvolvida pelo LABDII com a Universidade de Barcelona. Percebo pela expressão dos alunos que aqui estão, que eles gostam do que estão fazendo e, ainda melhor, gostam de onde estão fazendo”, disse o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, João Marcos Travassos Romano, admirado.

Visita do pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, João Marcos Travassos Romano, às instalações do LABDII/Foto: Péricles Lima
Programação do LABDII no Gastrocento chama à atenção para as Doenças Inflamatórias Intestinais/Foto: Péricles Lima

Inauguração do Living Lab SAS Brasil & Unicamp

Jornal da Unicamp: Coletânea explora visões interdisciplinares sobre a ayahuasca