Projeto da FCM sobre eficiência de avaliação da aprendizagem em Medicina recebe Prêmio PAEPE 2022
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
14 de dezembro de 2022

Foi realizada no último dia 12, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a cerimônia de entrega do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE 2022. A iniciativa reconhece as ações de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão que trazem contribuições efetivas para a melhoria dos trabalhos prestados pela Universidade. Neste ano, 48 projetos foram premiados.

Silvia Maria Riceto Ronchim, pedagoga e coordenadora de Apoio Acadêmico (CAAC/FCM), teve o trabalho “Eficiência no processo de avaliação da aprendizagem do estudante de Medicina: otimizando o trabalho e agregando qualidade com a implantação de feedback imediato e criação de sala específica para avaliação” eleito como o melhor projeto local. Esse também foi o projeto da FCM selecionado entre os melhores da Unicamp, recebendo menção honrosa em 7º lugar.

Segundo a descrição do projeto, a avaliação da aprendizagem deve ser compreendida como uma ferramenta de ensino. A literatura mostra a importância da qualificação dos instrumentos de aprendizagem, bem como do feedback imediato para o estudante – que aumenta a retenção do conhecimento e melhora o desempenho no processo ensino-aprendizagem.

“Tendo como objetivo principal a implantação do feedback de avaliação da aprendizagem para qualificar ainda mais nosso curso de Medicina e considerando a impossibilidade de oferecer esse valioso recurso individual ao estudante, este projeto teve início em 2010 com a ideia de ter na FCM um ambiente específico para avaliação e, posteriormente, num estudo desenvolvido em parceria com a Harvard University (pós-doutorado), concluímos que, para a qualidade da formação médica é fundamental que os estudantes obtenham ao final das provas o feedback imediato do seu desempenho para que não haja a assimilação de conceitos errados quando os mesmos não são esclarecidos”, afirmou Silvia.

O curso de Medicina reúne 745 estudantes e 281 professores, e cada disciplina possui em média 120 alunos. Com isso, muitas horas de docentes e funcionários eram dedicadas às tarefas de elaboração e aplicação de provas, além do alto custo de papel e impressão. “Definimos então que as provas seriam aplicadas na Plataforma Moodle, para que ocorresse o feedback imediato ao estudante, facilitando a correção pelos professores, que pode ser feita on-line para as questões dissertativas. Com isso, reduzimos a zero os custos com impressão de provas e criamos uma Sala de Avaliação com capacidade para 145 estudantes realizarem as provas ao mesmo tempo, ou seja, foi criada uma estrutura física que oferecesse condições para a conclusão do projeto”, finalizou a coordenadora.

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM