Quadro do professor Luiz Carlos Zeferino é inaugurado na galeria de diretores da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
10 de julho de 2023

Foi realizado no dia 7 de julho, no saguão da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, cerimônia de descerramento do quadro do professor Luiz Carlos Zeferino, diretor da FCM na gestão 2018-2022. O retrato integrará a Galeria dos Diretores.

O diretor da Faculdade, professor Cláudio Coy, que foi diretor-associado na gestão de Zeferino, destacou a atuação do colega. “Estamos num momento de celebração. Foi uma época difícil, de pandemia e crise econômica, mas também de bastante realizações. A gestão do Zeferino desencadeou acontecimentos que têm tido continuidade comigo e o professor Erich de Paula. Em nome da faculdade, agradeço esses quatro anos de dedicação e, particularmente, pela oportunidade de ter estado junto com o Zeferino. Graças ao convite dele, estou na diretoria hoje”.

Cláudio Coy, diretor da FCM, e Luiz Carlos Zeferino, ex-diretor da faculdade. Foto: Karen Moraes/ARPI

Zeferino agradeceu aos amigos e familiares presentes, bem como aos colegas docentes, lembrando o início de sua trajetória na Faculdade. Ele chegou à Unicamp em 1973, integrando a 11ª turma de Medicina, com o projeto de ser médico e trabalhar em Bauru. Posteriormente, fez residência médica em Tocoginecologia, quando conheceu o professor José Aristodemo Pinotti – que havia sido diretor da FCM e posteriormente seria reitor da Unicamp. Ao final da residência, o professor Pinotti o convidou para a carreira docente. Então, Zeferino, após realizar especializações no exterior, reverteu seu projeto inicial.

Descerramento do quadro de Zeferino, que integrará galeria de diretores da FCM. Foto: Karen Moraes/ARPI

“Para mim é uma honra e um prestígio imenso chegar a essa posição. Quando você olha essa galeria, vê os fundadores da faculdade. Há três reitores da Unicamp nesse rol: José Aristodemo Pinotti, José Martins Filho e Fernando Ferreira Costa. Fazer parte desse mural é o ápice da minha carreira acadêmica. Quero deixar isso registrado em minha memória. Ter sido diretor com o Coy foi um prazer enorme e, mais ainda, vê-lo me sucedendo nesse momento. Como ele destacou, passamos por um período de dois anos fazendo gestão da pandemia. Obviamente, chegar até aqui não foi um trabalho solitário: contou com parcerias e apoio de muitas pessoas. Agradeço muitíssimo a presença desses amigos e familiares significativos em minha trajetória”, declarou o homenageado.

Zeferino ladeado pela esposa, Eliete, à esquerda do quadro, e as filhas Lara e Marina. Foto: Karen Moraes/ARPI
O homenageado e colegas do Departamento de Tocoginecologia: Eliana Amaral, Cássia Juliato (chefe do Departamento) e José Guilherme Cecatti. Foto: Karen Moraes/ARPI

Notícias mais recentes

Reciclando Dermatologia: reunião de junho

1º Simpósio Julho Verde - Câncer de Cabeça e Pescoço

Winter Schools 2024

No Maio Amarelo, HC realiza ações de conscientização sobre acidentes de trânsito

(Divulgação) HC realiza mutirão de cirurgia de estrabismo

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM