Racismo em saúde bucal é tema de tese premiada pela Capes
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
12 de setembro de 2022

Racismo em saúde bucal é tema de tese premiada pela Capes

A presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicou no dia 10 de agosto o resultado do Prêmio Capes de Tese - Edição 2022. Na edição deste ano, dois trabalhos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp receberam menção honrosa. Realizada pela cirurgiã-dentista Lívia Helena Terra e Souza, sob a orientação da epidemiologista Margareth Guimarães Lima, a pesquisa avaliou as condições de saúde e o uso de serviços odontológicos segundo a raça, cor da pele e gênero, bem como a associação destas determinantes com dificuldades de mastigar e sorrir, e perda dentária.

Ao todo, foram analisados, no período de 2014 a 2015, os dados de 3.021 pessoas, entre 10 e 100 anos de idade, residentes no município de Campinas. A pesquisa trouxe à tona a necessidade de discutir o racismo nas questões de saúde bucal, uma vez tendo demonstrado que as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, a insatisfação com o atendimento recebido, e a pior saúde bucal estão associadas à raça, cor da pele e gênero.

A tese obteve como resultado três artigos científicos. O primeiro deles, publicado ainda em 2020 na Revista Race and Social Problems, abordou a disparidade socioeconômica entre brancos e negros como uma determinante relevante a ser considerada no que se refere à dificuldade dos negros de acesso à consulta, e à dificuldade para sorrir e comer. “A diminuição dessas desigualdades entre brancos e negros pode minimizar as disparidades encontradas”, diz a pesquisadora.

O segundo artigo, submetido à revista Plos One, mostrou de forma alarmante, que a chance de perda dentária da população feminina, autodeclarada preta e parda, foi duas vezes maior que a identificada entre os homens brancos. “Os resultados podem indicar uma tendência de atenção à saúde bucal baseada na tomada de decisão mutiladora em negros e pardos, afetando, principalmente, as mulheres negras”, conta a pesquisadora.

O terceiro artigo, a ser submetido, analisou a associação do uso de serviços de saúde bucal com a raça de acordo com o sexo. “Os resultados obtidos indicam uma interação significativa de sexo e raça, aumentando ouso do serviço público nas mulheres negras em relação às brancas. Esta constatação destaca a importância de perseverar na melhoria do acesso e da qualidade ao serviço odontológico sem distinção de raças e sexo”, avalia a pesquisadora.

O trabalho já havia conquistado o 2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Instituto Vladimir Herzog. Criado em 2020 para reforçar o compromisso da universidade com a defesa dos Direitos Humanos no Brasil, o Prêmio incentiva a criação e a difusão de conhecimentos que contribuam para a proteção e a promoção da dignidade da vida e de todas as formas de existência.

Notícias mais recentes

Laboratório de Microcirurgia e Neuroanatomia da FCM recebe doação de suporte de crânio

Mestrado profissional em Oncologia abre inscrições de processo seletivo

Uma homenagem in memorian ao professor José Vassallo

Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira

FCM e SAS Brasil lançam laboratório de ensino e inovação em saúde digital

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM