Roda de conversa na FCM debate relação entre pandemia e agronegócio a partir da visão do pesquisador norte-americano Rob Wallace
Publicado por: Camila Delmondes
01 de setembro de 2022

Docentes e pesquisadores do Departamento de Saúde Coletiva da FCM participam da primeira roda de conversa do ciclo "Saúde (Roda Viva) Coletiva"/Foto: Marcelo Oliveira

Aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, noite da última quarta-feira (31), a primeira roda de conversa do ciclo "Saúde (Roda Viva) Coletiva", Organizado pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM, o evento teve como convidado, o pesquisador visitante da University of St. Thomas (EUA), Allan Rodrigo de Campos Silva, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), tradutor do livro "Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência", escrito em 2020 pelo professor do Departamento de Geografia da Universidade de Minnesota (EUA), Rob Wallace.

Coordenador a roda de conversa, o sociólogo Rafael Afonso da Silva teve como objetivo principal abordar a tese de Rob Wallace, que discute o modo capitalista de produção de epidemias e pandemias, e, a partir desta reflexão, expandir a conversa para as diversas implicações para a saúde e a vida, perpassando assuntos como agronegócio, extrativismo vegetal e mineral, e indústria farmacêutica. “Uma guerra não declarada está em curso. Trata-se de uma guerra contra o vivente, movida por um cartel biotecnológico”, afirmou.

O pesquisador visitante da University of St. Thomas (EUA), Allan Rodrigo de Campos Silva, foi o convidado da primeira roda de conversa do ciclo "Saúde (Roda Viva) Coletiva"/Foto: Marcelo Oliveira

Dentre os convidados para o debate, o evento contou com a participação da chefe do DSC da FCM e presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Rosana Teresa Onocko Campos; do coordenador da Comissão de Gestão Ambiental da FCM, Herling Alonzo; das docentes do DSC, Juliana Luporini do Nascimento e Maria Rita Donalisio Cordeiro, da doutoranda e mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, respectivamente, Luciana Sales Purcino e Marília Escanhoela Cucolicchio.

Assista a íntegra do evento, abaixo.

Notícias mais recentes

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM