Saudação à arte: fauna e flora brasileira são tema de exposição na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
16 de novembro de 2022

Compartilhar:

Foi inaugurada na tarde da última segunda (7) a exposição “Cores que Encantam: Fauna e Flora Brasileira”, pela professora Márcia Quaiatti, artista plástica e arteterapeuta do Ateliê Vivenciando a Arte. A mostra reúne obras de 25 alunos do ateliê, além da própria Márcia.

Vídeo: Marcelo Oliveira/ARPI

“Quero agradecer aos artistas pelo desempenho e comprometimento com essas pinturas maravilhosas, em especial à Eliane, Carmem e Rossane, que me ajudaram na montagem da exposição e em nosso buffet. Escolhemos a fauna e flora brasileira para trabalharmos temas como aves e plantas, que apresentam cores e diferentes tons em nossas pinturas”, conta Márcia, que desde 2018 desenvolve em seu ateliê pintura acadêmica e abstrata.   

Foto: Mercedes Santos/ARPI

“A pintura, além de melhorar qualidade de vida, é nosso antiestresse. Une nosso grupo de artistas, de onde surgiram verdadeiros amigos; então tem também esse lado da interação, que é muito importante. É paciência, atenção, concentração... melhora o ser em todos os aspectos. Viva a arte!”, bradou Márcia com o público.

A mostra reúne pinturas dos artistas: Silvani Pereira, Juraci de Souza, Fatima Costa, Carmem Mansano, Eliane Klaczko, Arlene Santana, Rossane Mancilha, Marcia Miguel, Normelia Custódio, Edna Foreste, Denise Nascimento, Josélia Oliveira do Carmo, Renata do Amaral, Cacilda Duarte, Evangelina Silva, Silvia Jorge, Simone Simões, Janaína de Moraes, Sarah Ribeiro de Lima, Nilza Marin, Lucília Ribeiro, Maria José Sbrocco, Daniel Batista, Raquel Miller e Fabiana de Souza.

Foto: Mercedes Santos/ARPI

Currículo

Márcia Quaiatti é formada em Artes Plásticas pela PUC – Campinas e especialista em Arteterapia e Psicologia Aplicada pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde. Trabalhou no Instituto de Química (IQ) da Unicamp de 1987 a 2014. Em 2009, iniciou no IQ o projeto “Vivenciando a Arte”, o qual oferecia oficinas de pintura em tela para funcionários e professores. No período de 2014 a 2018, foi transferida para o Grupo Gestor de Benefícios Sociais, ligado à Reitoria, com a finalidade de ampliar o projeto para toda a Universidade. Paralelamente, ofereceu oficinas de arteterapia no Programa de Acolhimento e Reinserção no Trabalho, ligado à Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp. Também participou de projetos e exposições em várias cidades brasileiras e no exterior, passando por países como Alemanha, Áustria, República Tcheca, Espanha, Portugal, Chile, Hungria, Holanda e Reino Unido. Atualmente desenvolve seus projetos em seu Ateliê - Vivenciando a Arte.

Foto: Mercedes Santos/ARPI

 



Notícias mais recentes



School of Medical Sciences authorities receives team from University of Birmingham

TBT: Ativação do espaço Jardim dos Saberes Ancestrais

Uliana Lodygina and Laura Rodrigues da Silva, from Germany, tell about internship experience at SMS Unicamp

Seminários em Hematologia e Hemoterapia: LMA Idoso


ProDDocS - Preceptores + Médicos PAEPE - 2ª edição


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM