Semana de Fonoaudiologia da Unicamp tem 21ª edição
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
25 de setembro de 2023

A 21ª edição da Semana de Fonoaudiologia da Unicamp (Semafon) foi aberta na última segunda (18) no auditório principal da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Na mesa solene, estiveram presentes autoridades da Unicamp e membros da comissão organizadora da Semana, que promove ampla programação acadêmica, científica e cultural, visando a interdisciplinaridade entre as áreas de Fonoaudiologia.

Ivan Toro, pró-reitor de Graduação da Unicamp, parabenizou os alunos responsáveis e saudou as demais autoridades. Ele ressaltou que a coordenadora-geral da universidade, Maria Luiza Moretti, recebeu o prêmio do ranking QS América Latina e Caribe, que reconhece a Unicamp como a 3ª melhor da região. “A universidade depende muito da qualidade de seus alunos. Eventos como a Semafon que a fazem do tamanho que ela é: pública, gratuita, inclusiva e que se preocupa com as minorias e o bem-estar social”, declarou.

Mesa solene: Maria Fernanda Bagarollo, Thiago Sampaio, Maria Francisca Colella-Santos, Ivan Toro, Fábio Menezes, Ana Carolina Constantini e Stephanie Ferrari. Foto: Mario Moreira/CAAC​​​​

Fábio Menezes, coordenador de graduação do curso de Medicina, esteve representando o diretor da FCM, Cláudio Coy. “Gostaria de parabenizar a comissão organizadora, em nome da diretoria. É uma honra muito grande para a FCM ter um curso de Fonoaudiologia com essa excelência. Um dos pilares da graduação na Unicamp é a preparação de nossos alunos para formação contínua ao longo da vida. Na prática, isso acontece com leitura, produção de trabalhos científicos e participação em eventos como esse. É uma oportunidade única para os discentes”.

Maria Francisca Colella-Santos, coordenadora-geral da 21ª Semafon e do curso de graduação em Fonoaudiologia, também falou sobre formação continuada, lembrando que a Semana tem como missão promover a atualização de conhecimento científico-acadêmico de forma acessível para estudantes e profissionais. “Para isso, elaboramos uma programação diversificada e dinâmica, a ser desenvolvida por renomados palestrantes, a partir de temas sugeridos pelo corpo discente”, disse a coordenadora, complementando que os assuntos foram distribuídos em módulos sobre as grandes áreas da Fonoaudiologia, contemplando os profissionais que já atuam nelas.

A docente lembrou, ainda, que a programação reuniu palestras e mesas-redondas abordadas por fonoaudiólogos e outros profissionais; apresentação de trabalhos científicos orais e pôsteres; e premiação dos melhores ao final da semana. Além disso, está programada ação social, com doação de alimentos, destinados à Bancada Solidária do Taquaral, que atende população em situação de vulnerabilidade na cidade; e o “Fonômeno”, momento de integração dos participantes.

Público no auditório principal da FCM prestigiou abertura. Foto: Mario Moreira/CAAC

Stephanie Ferrari é aluna do 4º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia e presidente da comissão organizadora da 21ª Semafon. “É com muita honra que represento a comissão organizadora e agradeço todos que vieram prestigiar nosso evento. Para que nossa missão fosse possível, foi necessário trabalho integrado de 33 discentes e oito docentes, distribuídos em seis comissões do curso. Foram meses de preparação, dedicação e entrega para proporcionar uma semana enriquecedora, contribuindo para construção da formação profissional de cada inscrito, por meio da promoção do conhecimento interdisciplinar e a integração multiprofissional”, discursou a aluna.

Além deles, compuseram a mesa de abertura os professores Adriana Laplane, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM; Thiago Sampaio, coordenador-associado do curso de Fonoaudiologia; Ana Carolina Constantini, vice- coordenadora geral da 21ª Semafon, e Maria Fernanda Bagarollo, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (CEPRE).

Coral Unicamp Zíper na Boca abrilhantou evento. Foto: Mario Moreira/CAAC

Sobre a Semafon

A Semana de Fonoaudiologia da Unicamp foi fundada em 2003 por alunos das turmas I e II do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, sob orientação das professoras Maria Francisca Colella-Santos e Maria Cecília Lima. Desde então, o evento passou a compor o cronograma anual do curso.

A Semafon tem em sua programação a realização de palestras, workshops, mesas-redondas, oficinas e a exposição de trabalhos científicos nas modalidades oral, pôster e relato de experiência. A comissão organizadora é composta por 33 alunos de graduação e oito docentes do curso de Fonoaudiologia.

Comissão Organizadora da 21ª Semafon. Foto: Mario Moreira/CAAC

Notícias mais recentes

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Professora Fernanda Orsi é homenageada por Sociedade Americana de Hematologia

17º Simpósio Edwaldo Camargo e 1º Congresso CancerThera unem diálogos científicos e trocas de experiências

Artigo de aluna da FCM e do OCRC é escolhido como capa da principal revista de Fisiologia do mundo

Reunião DTG: Assistência à pessoa vítima de violências sexuais – desafios atuais

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM