Seminário em Neuroendocrinologia reúne pesquisadores da Unicamp, UFMA e USP
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
29 de janeiro de 2024

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveu seminário de Neuroendocrinologia. Organizado pelo professor Heraldo Garmes, que coordena a área, o evento reuniu pesquisadores convidados das Faculdades de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo foi incentivar a produção científica e iniciar estudos colaborativos entre as faculdades.

No primeiro dia, foram discutidos projetos científicos em andamento pela Unicamp e UFMA. Pelo Grupo de Pesquisa Clínica e Molecular em Endocrinologia e Metabologia (Endoclim) da universidade maranhense, compareceram os professores Manuel Faria, Marcelo Silva, Gilvan Nascimento e o aluno de doutorado Clariano Oliveira Neto. Também esteve presente a coordenadora do programa de Pós-graduação da FCM, Denise Wittmann. O encontro teve transmissão online.

Público acompanha palestra no primeiro dia de evento. Foto: Karen Moraes/ARPI

Clariano falou sobre avaliação de biomarcadores nos tumores denominados craniofaringiomas. Marcelo Silva expôs as pesquisas de graduação e pós-graduação da UFMA nas áreas de Endocrinologia e Metabologia. Por fim, Manuel Faria e Gilvan Nascimento divulgaram trabalhos já publicados pelo grupo, como os que tratam de câncer de tireoide em pacientes com acromegalia e em outros tumores hipofisários, respectivamente.

Pela FCM, Heraldo Garmes ministrou palestra sobre hipopituitarismo e sensibilidade à insulina. Falaram também as alunas do programa de Pós-graduação em Clínica Médica: Karla Daniel, a respeito da atuação do medicamento cabergolina e transtornos de controle de impulsos; e Caroline Schnoll, sobre eixo somatotrófico e regulação do tecido adiposo marrom.

No dia 25, a professora Luciani de Carvalho, da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo, se uniu ao grupo para discutir os últimos resultados de pesquisas realizadas sobre hipopituitarismo congênito. “Atualmente, é muito importante para as publicações termos vários centros participando dos estudos”, declarou Heraldo, agradecendo a vinda dos pesquisadores da UFMA e USP. No final das reuniões, foi firmada parceria entre as universidades para a organização de estudos colaborativos em disciplinas que envolvem a Neuroendocrinologia.

Professor Heraldo Garmes destacou a importância de estudos multicêntricos. Foto: Karen Moraes/ARPI

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM