Simpósio promovido pela Comissão de Gestão Ambiental da FCM abordou emergências climáticas
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
15 de julho de 2022

No último mês, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da FCM realizou a Semana do Meio Ambiente, tendo como tema “Emergências climáticas – o futuro é hoje!”. A abertura ocorreu em 8 de junho na sala de reuniões da Coordenadoria de Ensino Graduação do curso de Medicina (CEG).

A palestra que inaugurou o evento foi realizada pelo professor Herling Gregório Aguilar Alonzo, presidente da CGA. Em sua fala, Alonzo abordou o assunto das emergências climáticas de forma interativa, para que os participantes tomassem ciência de que se trata de um evento catastrófico que está acontecendo. Para isso, fez correlações entre os eventos naturais, antrópicos (aqueles provocados pelo ser humano) e as doenças emergentes, tal qual estão ocorrendo hoje. Por fim, elucidou formas de mitigação e ações individuais para amenizar a situação, numa tentativa de colaborar com as gerações presentes e as futuras.

Em seguida, houve a apresentação do Grupo de Clarinetas da Unicamp (CLAMP), formado por clarinetistas, alunos de graduação do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. O grupo trabalha com um repertório variado de obras e tem como objetivo desenvolver o potencial artístico dos alunos, além de integrá-los nas práticas de performance. Orientado por Vinicius Fraga, professor de Clarineta da Unicamp, o grupo tem como integrantes os alunos Vinícius Serpa, Helena Nishi e Leonam Reis.

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes