Trabalho desenvolvido na Pós-graduação em Ciências da Cirurgia recebe prêmio em Congresso Brasileiro de Coloproctologia
Publicado por: Camila Delmondes
03 de outubro de 2022

Um estudo de uma doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi premiado no 70º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, realizado de 15 a 19 de setembro no Rio de Janeiro. O resultado é fruto do trabalho de Doutorado da aluna Karine Mariane Steigleder, orientada pela professora Raquel Franco Leal. Participa também do estudo a professora Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono (FCM), que esteve no Congresso, além de outros professores e alunos de pós-graduação colaboradores.

O trabalho “Modelos matemáticos e novos biomarcadores de recidiva no pós-operatório de pacientes com Doença de Crohn – Estudo transcricional do tecido adiposo mesenterial” recebeu dois certificados pelo terceiro lugar em melhor tema livre, um pelo Comitê Científico do Congresso e outro pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Assinam também a pesquisa: Lívia Bitencourt Pascoal, Laís Angélica de Paula Simino, Natália Souza Nunes Siqueira, Aníbal Tavares de Azevedo, Adriana Souza Torsoni.

Karine Steigleder apresentando o trabalho. Foto: Divulgação/CPG

A doença de Crohn não possui cura, e mesmo com os avanços nos tratamentos, muitos dos pacientes necessitam de intervenção cirúrgica. Neste contexto, o estudo buscou identificar biomarcadores para avaliar o risco de reincidência da doença no período pós-operatório. Para isso, foram validadas as expressões de 2 microRNAs e 6 genes alvos diferencialmente expressos no tecido adiposo mesenterial na doença de Crohn. Essa avaliação genética, juntamente com variáveis clínicas, possibilitou chegar a dois modelos matemáticos com elevado potencial e assertividade para predizer o tempo de recidiva da doença em pacientes submetidos à ressecção cirúrgica. Essa descoberta, inclusive, foi integrada ao portfólio da Agência De Inovação da Unicamp.

“Nosso objetivo futuro é que esses dois modelos matemáticos possam ser usados como uma ferramenta em potencial, otimizando, principalmente, as condutas para os pacientes com alto risco de recidiva precoce e estimando o tempo em que os mesmos irão recidivar, podendo melhorar assim o manejo clínico pós-operatório”, afirmam Karine Steigleder e a docente Raquel Leal.

Recebimento do prêmio no último pela doutoranda Karine e professora Lourdes Ayrizono. Foto: Divulgação/CPG

Notícias mais recentes

Eleição para Representação Discente na Congregação da FCM

Ophthalmology resident from SMS Unicamp performed observership at the Bascom Palmer Eye Institute, US

Planes das pós-graduações em Ciências Médicas e Fisiopatologia Médica recebem coordenadores das áreas de Medicina I e II da Capes

VI Encontro de Segurança do Paciente do Hospital Estadual Sumaré

Leon Skowronek and Sonja Maierbrugger come back to Austria after finished internships at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM