Um #TBT solidário: Campanha de Natal da FCM distribui mais de dois mil brinquedos em Campinas
Publicado por: Camila Delmondes
05 de janeiro de 2023

Campanha de Natal da FCM distribui mais de dois mil brinquedos em Campinas | Foto: Denny Cesare/Código19

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou, no mês de dezembro, mais uma edição da campanha solidariedade denominada Corrente do Bem: Natal Feliz. Realizada, anulamente, pela Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM, a partir do voluntariado de alunos, docentes e funcionários da universidade, e também de empresas e entidades civis, a iniciativa arrecada e distribuiu brinquedos para crianças residentes na periferia de Campinas, em situação de vulnerabilidade.

No dia 21, pelo segundo ano consecutivo, a Corrente do Bem da FCM distribuiu mais de 100 brinquedos e material escolar, e proporcionou uma grande festa na ocupação Vila Paula, em Campinas. Teve pipoca, algodão doce, cama elástica e até Papai e Mamãe Noel. A ação foi acompanhada pelo docente do Departamento de Saúde Coletiva, Rubens Bedrikow, que coordena projeto de extensão universitária (@extensaovilapaula) no local, há mais de cinco anos. Também participaram alunos do projeto e funcionários da FCM.

Já no dia 22, a Corrente do Bem da FCM seguiu para a periferia de Campinas, somando as doações de uma campanha solidária de mesmo nome, realizada de forma voluntária, pela moradora do bairro Jardim do Lago II, Luciane Cardoso, que anualmente se veste de Mamãe Noel e sai pelas ruas de diversos bairros da cidade, distribuindo doces e brinquedos para as crianças.

“Todos os anos elas nos esperam. Não importa se é a Mamãe Noel ou o Papai Noel. O que conta mesmo é saber que alguém se lembrou delas em uma época que deveria ser mágica para todos”, comentou Luciane durante a entrega de 2022, que duração de quase 6 horas de percurso e mais de 2.300 brinquedos.

Parceria

Além de contar com as doações de muitos corações anônimos (alunos, professores e funcionários), em 2022 a Corrente do Bem da FCM teve também o apoio da Aliança Brasil China de Campinas, da Associação de Caridade China Brasil, da Sofist Inteligent Software Testing, da Arqtus Concept (Garagem Solidária), da Becare Saúde Integral, da Diretoria Executiva da Área de Saúde (DEAS), do Hemocentro da Unicamp, e da Agência Código19 de Fotojornalismo.

Participando da Corrente do Bem da FCM há três anos, o docente do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min, é responsável pela articulação da campanha com os membros da comunidade chinesa, em Campinas e São Paulo. Ele comenta sobre o engajamento de outros atores na campanha solidária da FCM.

“Para além dos muros da universidade há muitas pessoas dispostas a ajudar, sobretudo da iniciativa privada ou vinculadas à Organizações Não Governamentais (ONGs). Fico feliz que a FCM abra caminhos no sentido de promover e facilitar essa interação”, comentou Li.

Notícias mais recentes

FCM | Boas Notícias

Brainn celebra 10 anos em congresso internacional sobre neurociência e neurotecnologia

Museu de Artes Visuais expõe obras de seu acervo em Ribeirão Preto

(Divulgação) Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) abre inscrições para congresso

Reunião DTG: Câncer de mama ou ovário hereditários

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM