UPA 2015:Projeto Salvando Vidas bate recorde de treinamento de visitantes
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

A Liga do Trauma, em conjunto com a equipe da CCR-Autoban e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Tramatizado (SBAIT) bateram o recorde no treinamento de manobras de reanimação cardiopulmonar e desengasgo de bebês para o público que comparece neste sábado (29) no Espaço das Artes e Salão Nobre da FCM durante a UPA 2015. No ano anterior haviam sido treinados 1.617 alunos do ensino médio, familiares e professores. Este ano, foram 1.662 pessoas treinadas.

“Os alunos do segundo e terceiro anos de Medicina estão achando uma experiência fantástica compartilhar o que aprenderam com o público leigo. O que eles puderem aprender poderá fazer uma diferença enorme para salvar uma vida enquanto o resgate, corpo de bombeiro ou SAMU não chegarem no local para atender”, disse o médio Thiago R. A. Calderan, coordenador da atividade. O coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma, Gustavo Pereira Fraga, prestigiou a atividade e destacou o empenho dos alunos da Liga do Trauma.

As amigas Mara Antonioli, Andressa Voltolino, Verididiana Saito, Lara Girotto e Julia Chiquino são do colégio Funvic, de Mococa, e todas pretendem fazer medicina. Todas irão prestar o vestibular juntas. Passarem todas juntas na Unicamp é um sonho, mas que conseguirem entrar em Medicina, mesmo que em faculdades diferentes, já está bom. Elas participaram do treinamento de reanimação cardiorespiratória e acharam um pouco difícil, porque tem que colocar muita força.

“Mas aprendi muita coisa. A principal é sinalizar o local. Eu ia ficar desesperada e poderia me tornar outra vítima e atrapalhar o socorro”, disse Andressa Voltolino.

A atividade chamada de Salvando Vidas tem a duração de 20 a 30 minutos e atende de 70 a 100 pessoas por turma. Após cada atividade, os participantes são convidados a responder um questionário. As informações serão usadas, posteriormente, para ver quais pontos básicos do treinamento de salvar vidas foi assimilado pelos visitantes da UPA.

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM