Voluntários da FCM e FEnf realizam ação do Outubro Rosa no Acampamento Marielle Vive, em Valinhos
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
31 de outubro de 2022

Na manhã do último dia 23, domingo, houve ação conjunta de saúde entre as Faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem (FCM e FEnf) da Unicamp e o Acampamento Marielle Vive, na cidade de Valinhos. A ação envolveu cerca de 50 pessoas, entre alunos voluntários de graduação e pós-graduação de Medicina, professores da FCM e da FEnf, outros profissionais da saúde e membros do acampamento. O objetivo a longo prazo é a organização de um programa de extensão envolvendo unidades da área da saúde da Universidade e aquela comunidade.

“Nesse primeiro momento houve discussão sobre autocuidado, considerando o contexto do Outubro Rosa de conscientização sobre câncer de mama. Discutimos aspectos relacionados à prevenção de doenças, ações que podem ser organizadas na unidade e fizemos alguns atendimentos de pessoas com necessidades imediatas. A ideia é que a gente construa um programa de extensão que envolva várias unidades da Unicamp, ou seja, uma ação programática sistematizada naquela comunidade”, declarou Rodolfo Pacagnella, docente do Departamento de Tocoginecologia da FCM. Ele destacou ainda a importância de programas e projetos que integrem extensão e graduação, incluindo alunos e profissionais de saúde que atuam voluntariamente na comunidade.

Ação do Outubro Rosa realizada no Acampamento Marielle Vive

No dia 07 de outubro, ocorreu a primeira ação em prol do projeto, quando o professor Rodolfo e voluntários visitaram o acampamento. “Trata-se de um projeto de atendimento em saúde, com a participação de docentes e a inserção de residentes do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism/Unicamp, incluindo uma estratégia de acompanhamento de ampliação do acesso por teleatendimento”, explicou o docente na ocasião.

O Acampamento Marielle Vive, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é o maior do estado de São Paulo, reunindo 450 famílias dedicadas à agroecologia.

Rodolfo Pacagnella acompanha grupo em visita no dia 07 de outubro

Notícias mais recentes

(Divulgação) 10 anos de BRAINN Congress: confira a cobertura fotográfica

BRAINN oferece bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Genética Molecular

Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria

Dia da Avaliação do curso de medicina: Participação dos docentes, preceptores e médicos assistentes

(Divulgação) Pitch Open Innovation na Saúde é realizado no CPDI Ibrachina/Ibrawork

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM