Workshop da Coreme discute a prova de seleção para acesso direto na Residência Médica de 2023
Publicado por: Camila Delmondes
04 de abril de 2023

Texto: Mônica Rovigati - Napes FCM

No dia 24 de março, no período da manhã, a Comissão de Residência Médica (Coreme), com o apoio do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (Napes) e da Comissão de Ensino de Graduação do Curso de Medicina (CEG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, realizou um workshop sobre a Prova de Seleção para Acesso Direto na Residência Médica de 2023. O evento aconteceu na sala Multiuso da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e teve como objetivos, a apresentação dos resultados das provas e a revisão de desempenho dos candidatos na análise pós-prova e do conteúdo das questões.

Foram convidados e estiveram presentes membros da subcomissão de provas da Coreme, supervisores de programas de residência médica (RM), supervisores dos programas de graduação dos departamentos e membros do Napes. O professor Rafael Pimentel Maia, do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e coordenador de Pesquisa da Comvest, apresentou os resultados da Prova 2023, dos candidatos externos e dos egressos da FCM, em relação às áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva. Na sequência, as questões selecionadas previamente com base no desempenho analisado pós-prova pela sua capacidade de discriminação foram discutidas pelos grupos de cada área.

As reflexões e sugestões de aprimoramento das questões e das características e possibilidades de avaliações decisórias, como é o processo de seleção da RM, foram discutidas, com o  objetivo de aprimorá-las para as próximas edições.

Docentes da FCM analisam resultado da prova de seleção para acesso direto na Residência Médica de 2023. o encontro foi organizado pela Coreme, com apoio do Napes e CEG/Foto: Napes FCM

HES: Capacitação em amamentação para profissionais de saúde

Reunião DTG: Impactos da Istmocele na saúde reprodutiva

2º Encontro Científico 2024 - SEH/HC/Unicamp/Infectologia