Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem

liga_academica_de_saude_mental_em_enfermagem_-_logo.pngCom a reestruturação da Assistência Psiquiátrica no Brasil, advinda da Reforma Psiquiátrica, temos uma reorganização do processo saúde-doença e de trabalho em saúde mental, buscando desenvolver equipes multiprofissionais estruturadas sob uma perspectiva interdisciplinar. Neste contexto, observa-se a ressignificação da assistência de enfermagem, contribuindo na ampliação da participação do enfermeiro, deslocando-o para uma posição de agente terapêutico, preocupado com a promoção da qualidade de vida e com a constituição de sujeitos responsáveis por suas escolhas.
Também, diante de diversos serviços de saúde mental, tal profissional, que possui ações de cuidado direto e permanecendo a maior parte do tempo junto ao paciente, passa a favorecer no planejamento e implementação do plano terapêutico, fundamental para o desenvolvimento do cuidado integral, viabilizando condições mais favoráveis aos exercícios da clínica e da reabilitação psicossocial, com embasamento científico.
Para isso, surgiu em 2020 a Liga de Saúde Mental da Enfermagem (LISME) com a intenção de compreender a assistência de enfermagem e o papel do enfermeiro na área de saúde mental, de modo a promover reflexões críticas com base científica e autonomia dos estudantes participantes através de atividades de ensino, pesquisa e projeto extra-muro. Promovendo a ampliação da visão do cuidado em saúde, incluindo o processo saúde-doença, aspectos psicossociais, culturais e ambientais.