Voz e Ruído: Fonoaudiologia promove campanhas na Unicamp e rede SUS a partir do dia 27

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) a Unicamp promove na semana de 27 a 30 de abril as campanhas do Dia Mundial da Voz e do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. A primeira é comemorada em 16 de abril e a segunda no dia 29. “Para comemorar essas datas, o curso de Fonoaudiologia da Unicamp realizará diversas atividades internas e externas à Universidade. Nossas ações acontecerão nos estágios curriculares do curso de graduação em Fonoaudiologia na rede SUS Campinas e no campus da Unicamp”, explica a fonoaudióloga Helenice Nakamura. (Veja programação).

O Dia Mundial da Voz tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de realizar cuidados necessários a voz e informar sobre hábitos prejudiciais à saúde vocal.  O tema central da campanha é “Seja amigo da voz”. (Veja evento ocorrido no HC da Unicamp em 16 de abril). Já o tema do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído será o ruído de trânsito com o slogan “Ruído de trânsito, um vilão que ninguém presta atenção”.

Ruído
A poluição sonora é um dos fatores que mais afetam o planeta, sendo considerado um sério problema de saúde pública. Por estar presentes nas pequenas e grandes cidades estamos cada vez mais acostumados ao ruído e sem perceber os malefícios na nossa saúde. Entretanto, a exposição ao ruído está associado ao estresse, insônia e outras mudanças físicas e psicológicas. “Na semana de 28 de abril a 1 de maio, em todo o mundo serão realizadas atividades  para a conscientização deste mal que não enxergamos, mas sentimos”, diz Helenice.

Mais informações disponíveis em:

Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002062610431
Twitter: http://www.twitter.com/@inadbrasil
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11583788766539722267
http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/release_dia_mundial_da_voz_2013.pdf