Boletim da FCM aborda o alcance da pós-graduação

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 31/01/2017 - 09:42

A nova edição do Boletim da FCM traz um panorama da pós-graduação na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A pós-graduação completa as funções da universidade de ensino de graduação e de extensão ao se articular com a pesquisa científica para formar novos pesquisadores. O ensino de pós-graduação deve, portanto, ser competente para contribuir ao desenvolvimento de novos pesquisadores. Os desafios para atingir essa finalidade são imensos. De acordo com Rosana Onocko-Campos, coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM da Unicamp, as questões devem ser dirigidas ao presente e ao futuro.

“Como devemos ensinar hoje, para que nossos alunos se tornem pesquisadores criativos, inovadores compromissados com os problemas contemporâneos? Como contribuirmos para manter sempre acessa a chama da criatividade? Como estimular o comportamento ético e responsável, com os sujeitos e animais de pesquisa, com os colegas, com o sistema de divulgação de ciência e tecnologia?”, indaga Rosana.

Ainda segundo a coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM, não basta atingir os padrões de qualidade da Capes. O círculo virtuoso da melhora da qualidade dos programas pode produzir paradoxos em termos de relevância social e concorrência exagerada, em detrimento da solidariedade e das boas práticas de ensino e pesquisa. Pode também produzir muito mais do mesmo, tolhendo a inovação e a criatividade.

“A FCM, pela sua longa trajetória de qualidade, conta com instalações adequadas para pesquisa e ensino. Trabalhamos, desde 2014, para aumentar a inclusão de docentes e funcionários Paepes no sistema brasileiro de pós-graduação, por meio da criação de novos programas de mestrado profissional e estimulo à interdisciplinaridade. A faculdade implementará, em 2017, disciplinas transversais aos vários cursos. No quesito internacionalização, as páginas da pós-graduação já estão no idioma inglês, haverá estímulo à realização de cursos com a participação de docentes estrangeiros”, reforça Rosana no editorial que abre essa edição do Boletim da FCM.

A versão impressa do Boletim da FCM é enviada a professores da faculdade, autoridades da Unicamp, secretarias de Saúde da Região Metropolitana de Campinas, secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e associações médicas brasileiras, entre outras. Os exemplares impressos também estão disponíveis nas Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Residências Médica e Multiprofissional, Centro de Memória, Biblioteca da FCM, Diretoria e Relações Públicas da FCM.