Espetáculo “Nós” discute a interdisciplinaridade na área da saúde por meio da arte

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 24/10/2017 - 10:54

Alunos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia e Educação Física foram os atores

Na quarta-feira (18) à noite, aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a apresentação do espetáculo “Nós”, criado por alunos de graduação dos cursos de saúde da Unicamp por meio da aplicação dos conceitos de arte enativa e mandala das emoções. Assista ao teaser do espetáculo.

O espetáculo foi proposto pelas coordenadorias dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Educação Física e Farmácia da Unicamp dentro do projeto cultural “(Re) Criando Interdisciplinaridade: uma construção coletiva mediada pela arte”.

De acordo com Érika Duran, coordenadora do curso de graduação da Faculdade de Enfermagem (FEnf), a interdisciplinaridade se constitui como um dos valores da saúde para realizar o trabalho de qualidade centrado no paciente e a arte se tornou estruturante no processo do conhecimento, superação, transformação e recriação de relações sociais.

“Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão à disponibilidade e empenho da equipe artística. Aos alunos – que já estão quase no segundo ano – desejamos e planejamos uma formação que direcione à construção coletiva respeitosa de fazer saúde com foco no paciente, clientes, usuários, família e comunidade”, disse Érika em nome de todos os coordenadores de graduação envolvidos no projeto.

O espetáculo trouxe algumas questões importantes para a área da Saúde, como, por exemplo, qual o verdadeiro sentido da interdisciplinaridade, o que faz um ambiente fluir de forma saudável e harmônica e quais os percursos e recursos internos e externos, individuais e coletivos para se atingir essa meta.

Após a apresentação, ocorreu uma mesa redonda sobre o processo de criação e a interdisciplinaridade. A mesa redonda foi mediada por Ariane Porto, professora do Instituto de Artes da Unicamp, e contou com a participação de Gabriela Spagnol, doutoranda da Faculdade de Ciências Médicas; Aline Mendes, cientista social pela Unicampe coach da HEALTHBIT; e os alunos Luiza Wellendorf e Lucas William, da Educação Física; Driele da Silva e Rodolfo Marques, da Medicina; Waína Alves e Daniella Vieira, da Enfermagem; Kauê Chinaglia, Victor Bazani e Laura Demori, das Ciências Farmacêuticas e Ingrid Botolucci, da Fonoaudiologia.

O evento terminou com um debate com a participação da professora Soely Polydoro, do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp.

“Nós” teve a direção geral de Ariane Porto; produção e trilha sonora por Gabriela Spagnol; direção de arte por Luciane Kunde; consultoria em iluminação por Valmir Perez; iluminação por Paulo Moreira; videografia por Alline Camargo, Gabriela Spagnol e Kk Araújo; sonoplastia por Renan Branco e dramaturgia pelo grupo.

O espetáculo recebeu patrocínio da Faculdade de Ciências Médicas, da HEALTHBIT, das Mandalas das Emoções e da Associação Brasileira de Enfermagem - Regional Campinas e contou com o apoio do Espaço Cultural Nas Alturas, Espaço Cultural Nanocirco, Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem, Faculdade de Educação Física, Faculdade de Farmácia, do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (CEPID-Brainn), da Pimenta Brasil Filmes e da TAO Produções.